26 de novembro de 2012

Upcycling

Lustre feito com correias de bicicleta by Facaro
   O termo é usado pra descrever o processo de reaproveitamento de materiais que potencialmente iriam para o lixo dando uma nova utilidade à estes sem que seja necessário gastar-se (muita) energia para reciclá-lo.
    É o aproveitamento máximo de resíduos, de produtos descartáveis com o intuito de gerar um novo valor. Upcycling é o oposto de downcycling, que seria a parte da reciclagem que envolve a transformação dos materiais descartados em novos materiais de menor qualidade e que acabarão inutilizados rapidamente, ou seja, fugindo da lógica de sustentabilidade.
   Em Portland, cidade dos EUA que já foi considerada uma das mais poluídas do planeta e que em apenas dezoito anos tornou-se a segunda cidade mais sustentável do mundo, Scott Hamlin fundou a empresa Loopt Works que tem seu foco em usar o design como ferramenta para (tentar) reduzir a zero os resíduos de produção e criar produtos com qualidade que possam ter uma vida útil maior.
   E no blog Upcycle That há várias ideias para dar uma nova cara a produtos e materiais que seriam descartados bem ao estilo Hack-tivate, do qual já falamos aqui.
     

0 comentários:

Postar um comentário