30 de dezembro de 2013

Um mundo de 100 pessoas

Na semana passada compartilhamos dois links para ajudar a compreender a população mundial e seus hábitos, especialmente os de consumo. Hoje, trazemos uma série de post que mostra como seria a nossa sociedade se ela fosse composta por apenas 100 pessoas.
Utilizando formas diferentes dos gráficos comuns, os pôsteres nos fazem perceber, de forma clara, a disparidade entre as várias pessoas de nosso mundo.







A série completa pode ser conferida aqui: http://www.toby-ng.com/graphic-design/the-world-of-100/

27 de dezembro de 2013

O trem que não para


Com o intuito de otimizar o tempo e amenizar a correria tumultuosa do dia a dia, cada vez mais estudiosos vem explorando e adequando a tecnologia dos meios de transporte. Hoje apresentamos uma inovação do transporte ferroviário: um trem que não precisa parar nas estações para embarque e desembarque de passageiros.
O engenhoso sistema, criado por chineses, foi planejado através de compartimentos acoplados ao trem que são utilizados apenas para embarque e desembarque. Funciona da seguinte forma: em uma estação o trem em movimento libera um compartimento com os passageiros que irão sair e na seguinte recolhe os que irão entrar e assim, continuamente.




Veja como funciona no vídeo a seguir


26 de dezembro de 2013

Como seria o Natal dirigido por diferentes cineastas

A Fourgrounds Media criou o "The Auteurs of Christmas", uma paródia natalina que brinca com os estilos de diretores famosos. Eles mostram uma manhã de Natal filmada através dos olhos dos diferentes diretores.
 
Steven Spielberg, Wes Anderson, Woody Allen, Lars Von Trier, Martin Scorsese, Michal Moore, Werner Herzong, Stanley Kubrick e Baz Luhrmann estão entres os parodiados!
 
Clique aqui, e assista ao vídeo.
 

fonte: brainstorm9.com.br

23 de dezembro de 2013

A nossa sociedade em números

Muito falamos sobre nossa sociedade e os números que são relacionados à ela. Um dos principais é que é formada por mais de 7 bilhões de pessoas. Mas como compreender a dimensão desse número? Foi pensando nisso que um grupo especializado em mostrar os números de nosso mundo, desenvolveu um site para tentar facilitar a compreensão do quão grande é nossa sociedade.
Chamado de 7 Billion World, o site tem um boneco para cada pessoa no planeta, com cores para representar a população por continente.
Imagem do site 7 Billion World
Se fosse representada em medidas, a página teria aproximadamente 1,6 km de altura e 250 m de largura.
O grupo mantém, também, o site World Meters, que mostra dados sobre a população mundial, governo e economia, sociedade e mídia, meio ambiente, alimentação, água, energia e saúde.  Os números são atualizados em tempo real e demonstram algumas prioridades de nossa sociedade.
Estes dois sites no fazem ter uma visão um pouco mais clara dos números gigantescos que representam nosso mundo. Além de nos mostrar um pouco de como nossa sociedade se configura.


20 de dezembro de 2013

Ekoportal 2035 – Utensílios de cozinha autolimpantes

Com o intuito de unir recursos da natureza em conjunto com a tecnologia inovadora que temos hoje - o projeto, chamado Ekoportal 2035, foi criado para a Skogsindustrierna (Federação Sueca das Indústrias Florestais), e tem como foco explorar a potencialidade progressiva da celulose, criada a partir de materiais encontrados em suas florestas. O projeto conta com uma série de produtos à base de celulose, entre eles estão os utensílios de cozinha autolimpantes.  
Na Suécia, o estúdio de design chamado Tomorrow Machine, em colaboração com a empresa de pesquisa Innventia, criou um protótipo de um prato e copo à base de celulose. Os utensílios desenvolvidos são resistentes à sujeira e água através de um revestimento especial superhidrofóbico, tecnologia que imita a superfície de uma folha de lótus. 
Um produto que não precisa lavar, certamente, auxilia na sustentabilidade do nosso planeta. Garante economia tanto na sua fabricação como em seu uso, uma vez que não necessitam de água nem de produtos químicos para serem limpos.


Será que num futuro próximo não precisaremos mais lavar a louça? 






Fonte: Dezeen

19 de dezembro de 2013

4º ENPModa acontecerá na UDESC

A 4ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Moda acontecerá na UDESC entre os dias 27 e 30 de Abril de 2014. O edital, que abre as inscrições para apresentações, foi lançado no dia de ontem e pode ser conferido aqui.


Até o dia 16 de março estão abertas as inscrições para interessados em apresentar comunicação oral ou pôster (científico ou de cases empresariais), em quatro áreas temáticas: Trans, Multi e Interdisciplinaridade, Comunicação e Comportamento, Cultura e Aparência, e Tecnologia e Sustentabilidade. As informações detalhadas sobre o envio de propostas podem ser encontradas no edital.
Para a comunidade, alunos e servidores da UDESC, serão oferecidas 60 vagas gratuitas, que deverão ser requisitadas no período de 24 a 26 de fevereiro no site do evento.
Maiores informações no site oficial do evento: http://www.ceart.udesc.br/enpmoda/

18 de dezembro de 2013

Festa antes do café da manhã

Agora a moda em Londres é o Morning Glory um clube londrino cujo nome é o termo que se usa em inglês para se referir à ereção matinal. Ele funciona das 6h30 às 10h30 da manhã, e seu objetivo é que os frequentadores dancem antes de irem trabalhar.
 
 
Não funciona como after hours, e não é um clube com o sentido usual, no balcão se vendem vitaminas e cafés. Cerca de 600 pessoas que dançam diante do DJ ficam eufóricas de um jeito que não é natural, mas as pupilas mantêm um tamanho normal. Parece mentira que só tenham tomado um suquinho de laranja.
Muitos ali vão mudar de roupa logo logo e se dirigir para o escritório. Como Luis e Tomás, dois espanhóis que trabalham num banco de desenvolvimento da City. "Ontem à noite eu estava num mau humor terrível, pensando no quanto iria madrugar, mas agora vou embora feliz. Eu me sinto como bêbado, e só tomei um café", explica Tomás antes de colocar o terno e a gravata. "Voltarei com certeza."
Nico Thoemme, um dos organizadores, descreve essa experiência como “balada com consciência”. “Nossa filosofia é desafiar a maneira convencional de sair e se relacionar. Mudar a cultura britânica de dançar só quando você está completamente bêbado, deixar de lado a ideia de que a manhã é um momento introspectivo e egoísta. Que se danem as ideias preconcebidas”. Segundo Thoemes, é uma festa única no mundo.
Lá, mesmo que você venha com a remela grudada, você não é dominado por aquela sensação alienante de chegar numa festa tarde e sóbrio.
 

 
Moyo considera seu evento uma experiência “espiritual” que serve para “conectar com o eu mais autêntico”. O público, em contrapartida, não tem aspirações tão místicas. Uns, mais atletas, vêm fazer exercício. Outros, como Harriet, técnica em informática de 45 anos e Blackberry na mão, para manter viva sua paixão pelas raves. A maioria quer fazer alguma coisa diferente e divertida. Mas Rudy, uma mulher miúda, vestida com decoro, fala sem rodeios: “Venho aqui porque faz dez anos que não me drogo. Dançar me deixa feliz”. E com garbo ela tira o xale do pescoço e o amarra na cintura. Ainda lhe restam algumas horas para começar seu trabalho na prefeitura.

fonte: brasil.elpais.com

16 de dezembro de 2013

Resumo de Trends 2013.2

O Futuro do Presente traz aos leitores as tendências 2013.2, com foco em macrotendências, setores de referência e comportamento, respectivamente. Além disso, o mapa traz também as cartelas de cores juntos com as treds. Clique aqui e confira!
 

13 de dezembro de 2013

Desligue seu celular e ganhe desconto



Quantos de vocês já sentaram em um bar, um restaurante, uma praça de alimentação, enfim, e notaram que a maioria das pessoas se deixam enclausurar pelos seus celulares em vez de conversar diretamente com quem está ao lado?
Restaurante Abu Gosh, localizado em uma aldeia árabe fora de Jerusalém.

Jawdat Ibrahim é dono do restaurante israelense chamado Abu Gosh, desde que abriu em 1993 quer salvar o espírito da culinária oferecendo 50% de desconto para quem desligar o celular durante a refeição.
Ibrahim sempre ficou incomodado observando casais, amigos e familiares reunidos em uma mesa de jantar mas separados por uma tela de smartphonea tecnologia tem o poder de afastar aquilo que está perto e aproximar aquilo que está longe. Curioso!
O restaurante israelense propõe mudar esta realidade e acredita que o desconto irá encorajar as pessoas a socializar mais e aproveitar melhor a experiência da refeição, do companheirismo e da conversa.

Uma questão para se pensar: Na era da tecnologia, é possível sentar para almoçar/jantar com pessoas que você gosta e realmente se colocar presente neste momento, sem preocupações em checar seu Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram…?


Desligue seu celular e ganhe desconto, momentos!





Fonteapnews

11 de dezembro de 2013

“Tá no Mapa” vai digitalizar comunidades onde o Google Maps nunca passou

O Rio de Janeiro possui mais de mil favelas, e por incrível que pareça, nenhuma delas mapeadas por ferramentas online. Buscando acabar com esse barreira digital, o AfroReggae criou o projeto "Tá no Mapa".
 
Junto com a JWT, a instituição pretende mapear e dar visibilidade às favelas e regiões em que está presente. A primeira é Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio, onde os próprios moradores – mais de 20 mil – ajudaram a marcar ruas e vielas no GPS, destacando negócios locais, serviços e pontos de interesse. A próxima favela a ser mapeada será Vigário Geral. 

O projeto, além de inserir essas comunidades no mundo digital, visa promover a cidadania e a busca por direitos básicos desses locais que até então nem faziam parte do mapa. Veja mais em: afroreggae.org/tanomapa. E assista o vídeo do projeto aqui.
 

fonte: brainstorm9.com.br

9 de dezembro de 2013

Selfie: a palavra do ano que é muito mais que apenas uma palavra

Há algumas semanas Selfie foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford, como comentamos aqui. A palavra, que representa as fotografias tiradas pela própria pessoa, com a distância máxima de um braço ou refletida no espelho, denomina um comportamento que se espalha cada dia mais e define o narcisismo vivenciado na maior parte das redes sociais.
O site Visual.ly, especializado em representar nosso mundo e sociedade através de infográficos, resolveu criar um que explique a síndrome selfie, que seria o comportamento narcisista representado pela atitude selfie, confirmando que a palavra do ano é muito mais do que isso, é também o comportamento do ano.
Confira o infográfico:
http://visual.ly/selfie-syndrome-%E2%80%93-how-social-media-making-us-narcissistic

7 de dezembro de 2013

Filmes que questionam o futuro


A tecnologia é uma importante ferramenta para prever o futuro. Em nossa sociedade, a renovação tecnológica pode ser inevitável no contexto da vida cotidiana. É com isso em mente que autores como Francesco Morace em seu livro “O que é futuro?” relata acerca de dois pontos importantes para se pensar tecnologia: saber que sempre haverá uma inovação tecnológica - não desejável - capaz de nos engajar completamente, despertando assim, uma passiva absorção, porém, é imprescindível saber que podemos sim nos render à ela, mas com os olhos bem atentos.
“Se não somos capazes de guiar a mão de nosso destino, não devemos desistir de supervisioná-lo” (cita Umberto Galimberti em I miti del nostro tempo)

Foi pensando no futuro que separamos dois filmes de ficção científica que tratam sobre esta questão. Agora pode parecer coisa de outro mundo, mas em algum momento será palpável e visível.

O filme de curta metragem “Sight” desenvolvido para um trabalho de conclusão de curso, de Eran May-raz and Daniel Lazo, nos mostra uma realidade aumentada alcançada através de lentes de contato. O curta aborda uma crítica e questiona até que ponto estamos dispostos a ir para transformar ficção científica em realidade? Qual é a necessidade que precisamos saciar?


E o filme de ficção científica e romance Her, de 2013, escrito e dirigido por Spike Jonze. O enredo nos conta sobre um homem que acaba se apaixonando por uma voz feminina produzida por um sistema operacional de computador inteligente. O filme relata sobre a crescente conexão entre homem e máquina, a necessidade de estarmos sempre conectados, socializando virtualmente e que, talvez, num futuro próximo, construiremos uma nova forma de amor. Bizarro demais, certo?


O filme estreia nos cinemas dos Estados Unidos dia 18 de dezembro. Vale a pena conferir e, lembre-se: nunca deixe de supervisionar.