2 de dezembro de 2013

A tecnologia e nós: uma conexão além do digital

Os avanços tecnológicos moldam nossa vida, transformam pessoas, cidades e estilos de vida. A internet virou uma plataforma cheia de polêmicas, com algumas discussões bastante relevantes sobre nosso comportamento. São discussões sobre gênero, liberdade e construção de relações humanas não digitais relacionadas ao comportamento humano no "universo" digital.. A rápida expansão das discussões online representa a rapidez e a viralidade das informações digitais.
A viralidade que a data assume na internet, é consequência de um comportamento padronizado e virtualizado, retrato da atual configuração de nossa sociedade, onde a exposição à tecnologias de comunicação, especialmente a internet, se expande cada dia mais.
As situações que se configuram como consequências da estrutura social da atualidade, são satirizadas e interpretadas em diversos vídeos, blogues e na mídia em geral. 
Como exemplo, gostaríamos de compartilhar a série Black Mirror, produzida  por Charlie Brooker para o canal britânico Channel 4; e também o vídeo I-Diots do estúdio catalão Big Lazy Robot.

Black Mirror tem 2 temporadas, de 3 episódios cada, sobre as consequências do uso constante da tecnologia em nosso dia a dia. O objetivo da série é chocar o espectador utilizando metáforas do mundo real em produções retratadas em futuros alternativos e realidades paralelas. 
Confira o trailer da série:


I-Diots é ainda mais polêmico fazendo referência clara ao uso de smartphones e a marca Apple. Representando os usuários como robôs configurados para se comportar de forma similar. O vídeo pode ser conferido aqui.

Os dois exemplos utilizados representam um lado não positivo da utilização constante de tecnologias, porém, não representam o comportamento humano em sua totalidade, servem para nos recordar das consequências que a vida digitalizada pode ter.

0 comentários:

Postar um comentário