9 de janeiro de 2013

Smartphones que abrem portas


Para todos que têm problemas em lembrar de carregar suas chaves consigo, ou simplesmente para o eterno drama feminino de achar as chaves na bolsa, algumas empresas desenvolvedoras de aplicativos para Smartphones tem a solução: transformar seu aparelho na chave da sua casa (ou carro, ou empresa...).

A UniKey, por exemplo, usa o sinal de Bluetooth para abrir fechaduras com um sistema elétrico especial desenvolvido pela empresa. Não basta comprar o aplicativo, deve-se trocar a fechadura. Para os que temem pela segurança do método, as chaves são criptografadas, e são programadas pelo usuário. Você pode, por exemplo, do seu trabalho enviar uma chave temporária para o seu vizinho checar aquela suspeita de vazamento de gás. Após um determinado tempo, a chave expira, tornando impossível de ser utilizada.
E caso o usuário não tenha um Smartphone qualificado, não há problema. A empresa fornece uma chave física que funciona via wireless, permitindo que suas mãos fiquem livres.

Outra empresa que está desenvolvendo uma tecnologia parecida é a Lockitron sua diferença para a UniKey é que você não precisa trocar de fechadura, você encaixa em sua fechadura o dispositivo fornecido pela empresa. Quando você se mudar, pode levar facilmente o dispositivo com você. O celular avisa também, quando e qual porta foi aberta. Saiba mais pelo vídeo abaixo:



Todas as empresas citadas já estão em processo de pré-venda de suas tecnologias nos Estados Unidos, contudo, não sabe quanto tempo vai levar para esse tipo de chave chegar ao Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário