29 de janeiro de 2013

Tudo junto e misturado

      Já falamos aqui e aqui sobre novas formas de se aprender. Mas parece que agora essas novas experiências de ensino-aprendizagem estão sendo incorporadas definitivamente pela população.
    Nas próximas semanas, no Rio de Janeiro, começará a funcionar o Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias) na Escola Municipal André Urani. A proposta é reunir 180 crianças já matriculadas na escola para vivenciar um novo método de aprendizagem. 
    Não há mais séries, nem turmas ou paredes, os alunos serão agrupados em "famílias" de seis membros. Cada família será formada por afinidade e habilidades compartilhadas entre os integrantes.


     Para cada aluno será desenvolvido um programa personalizado, onde ele aprenderá a melhorar seus pontos fracos e aprimorar os fortes. A Máquina de Testes, um programa inteligente de avaliação, ficará responsável por avaliar os alunos há cada semana. 
     O professor ganha a alcunha de mentor das famílias e fica responsável por passar uma educação ampla que envolve tanto os conteúdos tradicionais quanto questões do cotidiano. Essa forma de obtenção de conhecimento está muito alinhada com a macrotendência de horizontalização das relações que apresentamos em nosso mapa de final de ano. Resta saber se a moda pega!

Para saber mais acesse o site: Porvir

0 comentários:

Postar um comentário