25 de fevereiro de 2013

Cocooning

       

         Termo do inglês que significa "encausulamento" é usado para nomear uma tendência que começou na década de 1990 e vem despontando como nunca nos últimos anos. Basicamente se refere ao fato das pessoas desejarem se distanciar dos outros indivíduos, pois julgam a convivência atual como cada vez mais insegura.
         Mais do que desejar ficar em casa, os consumidores querem trazer tudo para dentro de casa, ou do condomínio, como: academia, cinema, espaços gourmet que representam restaurantes e inclusive os home offices, que trazem a oportunidade de se trabalhar no aconchego do próprio lar.
       Esta macrotendência vem impactando principalmente o setor de design de interiores, uma vez que espaços públicos como bancos e shoppings estão apostando em decorações aconchegantes que simulam ou lembram as casas das pessoas.
         Da mesma forma a comunicação também se inclui nessa tendência, o fenômeno chamado de Tele-Cocooning explica o distanciamento físico entre os indivíduos na hora de se comunicar devido a necessidade de segurança. A praticidade de usar as tecnologias atuais para falar com o mundo todo sem sair de casa é outro benefício que atrai os consumidores para usufruir deste tipo de comunicação. É uma forma também das pessoas não se sentirem sozinhas, uma vez que podem ficar confortáveis e seguras fisicamente ao mesmo tempo que interagem com o mundo lá fora.


0 comentários:

Postar um comentário