1 de abril de 2013

Colecione uma "Raça" você também.

“I collect gingers”, ou em português traduzido como "Eu coleciono ruivos", é um projeto da fotografa Anthea Porroy, que retrata a identidade, o preconceito e a classificação social. Mostrando as diferentes histórias de vida de sua "coleção de ruivos".

Bizarro ou não, Anthea começou sua coleção em 2010, pela beleza  na paleta de cores e diferenciação romântica que há na cor dos cabelos e tons de pele. 
Ela conta a história desde descendentes Judeus  a Sul-Africanos, com momentos repletos de perseguições,  ostracismos e preconceitos baseados em raça e religião. Na Alemanha de Hitler com a criação do que chamava-se "raça pura", eliminaram o que não consideravam arianos, ou seja, os judeus.  Na África por sua vez, a segregação genética se deu com a proibição de casamentos mistos, a classificação de exclusividade a algumas pessoas, discriminação pela cor da pele, religião e outros fatores superficiais. Contudo, fatos deste tipo de valorização ou preconceitos ainda acontecem nos dias de hoje na África do Sul e proximidades.
Anthea quis mostrar com seus ruivos esta dualidade, simbolizando tanto o oprimido quanto o opressor, nos fazendo pensar igualmente nesta real e excedente valorização que temos pela raça, cor do cabelo ou da pele, comportamento atualmente ainda muito conceituado.




0 comentários:

Postar um comentário