11 de setembro de 2013

As culturas do mundo segundo Richard Lewis

Richard Lewis, viajante do mundo, decidiu classificar as diferentes culturas do planeta em um livro. Em "When Cultures Collide" ele divide os países em três categorias: lineares, multi-ativos e reativos. O foco de toda essa análise é entender como interagir com pessoas de diferentes culturas.
O livro está na sua terceira edição, e já vendeu mais de um milhão de cópias, sendo considerado um roteiro oficial para navegar a economia do mundo. Lewis reconhece os perigos dos estereótipos, mas afirma que essa categorização das normas nacionais não se altera significativamente ao longo do tempo.

O escritor viajante classifica os países das seguinte forma: 
Linear-ativos - aqueles que planejam, programam, organizam, e fazem uma coisa de cada vez.
Multi- ativos - povos animados que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, planejando suas prioridades não de acordo com um calendário, mas de acordo com a emoção ou importância de cada compromisso.
Reativos - aquelas culturas que priorizam o respeito, ouvindo em silêncio e calma, e reagindo assim, com cuidado as propostas do outro lado .

O comportamento de pessoas de diferentes culturas não é algo à toa. Existem tendências claras, sequências, tradições, e crenças profundamente enraizadas que resistem às súbitas transformações de valores.

Conheça melhor os páises através do gráfico criado por Richard:



fonte: businessinsider.com

0 comentários:

Postar um comentário