6 de setembro de 2013

Incredible Edible - paisagens comestíveis



Pam Warhurst, Mary Clear e um grupo de idealizadores tiveram a ideia de transformar vários terrenos públicos sem uso em hortas comunitárias.
Tudo começou numa pequena vila no norte da Inglaterra, de apenas 15 mil habitantes, chamada Todmorden.  Esta cidade, incrivelmente comestível, é o local onde nasceu a expressão jardins de propaganda e o movimento Incredible Edible

A ideia é simples:  qualquer um pode plantar e qualquer um pode colher.

“Não estamos fazendo isso porque estamos com tédio, estamos fazendo isso porque queremos começar uma revolução”, disse Pam Warhurst ao TED Talk.

A princípio foi questionado se poderiam encontrar uma palavra universal que atravessaria tempos,  culturas e que ajudaria as pessoas a encontrar um novo jeito de viver, um novo jeito de ver os espaços a nossa volta e assim, a interagir de forma diferente. A resposta? Comida.
Alimentos podem levar as pessoas a falar e inspirá-las a agir - sobre educação, causas sociais, economia e inclusão locais.
Através do trabalho comunitário, do aprendizado e do apoio das empresas da cidade, esta ação busca garantir o direito à boa comida  para todos.


Apesar do foco ser a localidade, a mensagem já serviu de Inspiração global. O Reino Unido já tem mais de 50 grupos independentes, e como movimento mundial, se estende do Canadá à Nova Zelândia.




Assista a própria idealizadora da ação contando um pouco mais sobre essas paisagens comestíveis aqui



0 comentários:

Postar um comentário