20 de setembro de 2013

Projetos inclusivos: reflexões acerca das singularidades humanas

Seguindo na mesma linha de raciocínio sobre a volta do consciente coletivo (citado aqui) e da era da colaboração, pode-se destacar um  público crescente, voltado não apenas para o aspecto material, mas querendo um algo a mais. Procura-se um conhecer coletivo, conquistas sociais e inclusão - fato diretamente relacionado a um público cada vez mais jovem.
A forma de compreensão do mundo torna-se mais consciente incorporado à visão do todo. É, com esse pensamento em mente, que podemos destacar o projeto global Inside Out, do Francês JR, na qual cobriu a Times Square com retratos em grande escala das pessoas que passavam no local. Um hábito inicialmente individualista, os chamados selfies, ganha outro sentido quando as imagens são dispostas em conjunto em uma via pública. 
Nesse contexto, as singularidades humanas ganham destaque, direcionando esse novo olhar para um caminho diferente. A quebra de tabus com o primeiro desfile plus-size London's First Plus-Size Fashion Weekend, que ocorreu em fevereiro deste ano, foi um marco na história da moda que durante anos seguiu com o padrão de beleza sustentado em ossos, tanto como a agência de modelos WE ARE UNLIKE YOU, da Alemanha, que trabalha com modelos que fogem dos estereótipos. Existem outros projetos como a agência de modelos com deficiência física Doll Parts, a série fotográfica, de Gustavo Lacerda, Albinos I collect gingers, idealizado pela sul-africana Anthea Porroy – que mostram pessoas únicas retratando o diferente.
A questão da singularidade mais inclusão, também, é visível no P-ink.org (personal ink), uma página no Pinterest, com objetivo de fornecer inspirações, tatuagens, ideias e informações de artistas para sobreviventes de câncer de mama e no projeto acessibility view, uma ferramenta para pessoas com deficiência física que possibilita os cadeirantes da AACD percorrerem as ruas de São Paulo através da visualização de rampas, calçadas e espaços mais acessíveis.
                                                                                                              Inside Out
                                                    London's First Plus-Size Fashion Weekend
                                                                                       London's First Plus-Size Fashion Weekend
                                                                                     Ensaio Albinos
                                                          WE ARE UNLIKE YOU
                                                                                                               Doll Parts


 
                                                   personal ink
    
                                                                                   personal ink

0 comentários:

Postar um comentário