23 de setembro de 2013

Cidade 2.0

Qual o futuro de nossas cidades? Em uma resposta bem simples: nós. Nas últimas semanas, o Futuro do Presente tem apresentado muitas ideias e projetos que mostram a colaboração e o ativismo como ferramentas atuais que irão direcionar o nosso futuro. Hoje, trazemos o conceito de cidade 2.0, cidades construídas pelas sociedades que as compõem.
O TED tem um projeto intitulado The City 2.0, onde reúne informações, pessoas e ideias que possam melhorar comunidades, além de uma premiação para projetos que visem melhorar as cidades.  Sua última edição aconteceu no dia 20 de setembro, em Nova Iorque, e contou com quatro painéis que discutiram o novo cidadão; o redesign da experiência urbana; a nova imagem das cidades e a reformulação geográfica.
Tudo isso aconteceu a partir da ideia de ação colaborativa, onde todos colocamos pequenas práticas em ação localmente e interferimos globalmente. Dentro disso, podemos notar a ruptura das relações entre cidades formais e cidades informais para a criação da cidade 2.0, um verdadeiro canteiro de obras onde minorias passam a fazer a diferença.
As cidades 2.0 são um conjunto das tendências que já retratamos aqui. Elas são empáticas, colaborativas, comunitárias e ativistas. Mas, o mais importante dessas cidades, é o seu povo que passa a modificar o seu espaço conforme suas necessidades e faz muito mais do que votar consciente, fazer cobranças aos políticos e à sociedade. O cidadão de hoje/futuro compartilha ideias, dá voz aos que  não são ouvidos e coloca a mão na massa.

Deixamos alguns projetos para inspirar.

Reimagining the Commons (em inglês)


Mapping Sanitation (em inglês)

Wikihouse




Se você não conhece o TED deve acessar o link e perder-se nos vídeos inspiradores do projeto que aborda temas relevantes sobre nossa sociedade e estilo de vida.

0 comentários:

Postar um comentário