29 de abril de 2013

Progressismo Culinário

    

    Para questionar ainda mais a fundo o paradigma da alimentação superindustrializada, consumidores ativistas além de comprarem alimentos orgânicos, estão optando agora por adquirir as sementes ou até mesmo se tornar sócios dos agricultores na busca por uma comida com a total garantia de procedência e, claro, contribuir para uma comercialização mais sustentável. Este tipo de ação é chamada de CSA, sigla em inglês para agricultura sustentada pela comunidade. Nos EUA já acontecem até ações de crowdfunding para bancar a produção artesanal de alimentos.
          A revista Time apelidou o movimento de progressismo culinário, já que este envolve várias práticas que visam reduzir o impacto permanente no meio ambiente e na sociedade que o regime alimentar corporativo vem causando.
          A principal ação desses consumidores é criar grupos para que através de parcerias com os próprios produtores, o intermédio seja extinguido, e assim haja economia de energia com transporte desnecessário, por exemplo.


         Com ideias como essas os indivíduos apontam para práticas cada vez mais pessoais de consumir onde o cliente final participa de todo o processo. E você já está preparado para trocar a cestinha do supermercado pela cestinha de colheita?
     
Via Galileu

Quer participar do Blog?



Para os alunos do Curso de Design de Moda da UDESC o Futuro do Presente está aberto para novos bolsistas.
O prazo de inscrição se encerra nesta quarta-feira Primeiro de Maio.
Basta enviar um email para: futurodopresente.ceart@udesc.br com seu histórico gerado pelo SIGA e um breve texto justificando por que você quer ser bolsista do Projeto.

27 de abril de 2013

O exagero da auto afirmação nas redes


O que não falta na internet hoje em dia, com toda essa junção de redes sociais, são exposições exageradas da vida cotidiana das pessoas. O bom senso muitas vezes é deixado de lado, e as repercussões são enormes. Um bom exemplo é a de um garoto que está dando o que falar no Instagram, seu nome é Lavish, tem 17 anos e mora na Califórnia, Estados Unidos.  Como qualquer outro garoto de sua idade está conectado e interage com a internet, Porém este menino é extremamente rico, e passa as horas de sua vida postando fotos, em que ele aparece esbanjando sua fortuna, e ainda, insultando os menos favorecidos. Em sua descrição, há outro resquício dessa afirmação exagerada: “Minha vida é como uma Louis Vuitton, todo mundo quer”.  Deixando claro uma atitude de grandeza e de elevação perante nós “ meros mortais”.
Tais comportamentos só mostram que estas grandes exposições além de se tornarem situações polêmicas podem refletir muito em consequências na vida social e profissional da pessoa. “Atitudes bobas” como o  excesso de informação que se coloca na internet faz  pequenas coisas se tornarem  extremamente grande.
A necessidade de afirmação é resultado deste descontrole entre a vida real das pessoas, com o que elas muitas vezes colocam na internet. Ou neste caso, desta exposição  exagerada, e convenhamos, má concretizada







24 de abril de 2013

Hospitais conectados

 
 
A GE (General Eletric) está desenvolvendo máquinas e softwares para hospitais de maneira que conecte os pacientes e os funcionários, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e aumentar a eficiência nestes estabelecimentos.
Para anunciar as melhorias que incluem a introdução da internet industrial nos hospitais, bem como o software inovador que utiliza dados para rastrear pacientes e equipamentos, a empresa apresentou um comercial protagonizado pelo ator Hugo Weaving, na pele do Agente Smith da franquia Matrix, o qual você pode assistir abaixo:
 
 

22 de abril de 2013

O Facebook ficou velho

     Depois de ser a rede social mais cool, o Facebook finalmente caiu no mainstream, o que facilitou a entrada dos mais velhos.
       Vários estudos apontaram nesses últimos meses o interesse reduzido dos adolescentes pelo Facebook, que hoje preferem aplicativos móveis e uma comunicação cada vez mais imagética.    
       Com os pais abrindo contas na rede de Mark Zuckerberg, os teens ficam cada vez mais propensos à migração. Afinal quem quer que os pais saibam daquela festinha que você foi escondido e seu amigo te marcou nas fotos?! A perda da privacidade é a principal reclamação dos jovens.
       Abaixo um infográfico super completo (em inglês) da Right Mix Marketing com as principais informações sobre os adolescentes e suas preferências atuais em termos de mídias sociais.
      E aí, será que o Facebook tomará uma injeção de ácido hialurônico pra tirar as ruguinhas ou nascerá uma super nova rede social logo logo? 


19 de abril de 2013

Vendendo balas de um jeito diferente



Sabe todo aquele papo de “preciso ajudar a minha família”, pois é, com este novo projeto  chamado “candy project” todas estas  desculpas acabaram. Concordemos que muitas vezes todos estes discursos sejam coerentes e certos, porém quem nunca desconfiou das pessoas que nos abordam vendendo doces e balas que utilizam frases desse tipo?
Foi pensando em todo este comportamento, e na utilização de todas essas frases prontas, que dois redatores (Will Ferrari Jr. da Draftfcb e Alexandre Freire da Click,) e um designer (e Guilherme Cruz), resolveram mudar a história. Depois de conhecer o vendedor de balas Thiago e toda sua vida, eles resolveram criar frases divertidas e juntaram com ilustrações engraçadas de Guilherme.
A moral? As balas foram vendidas na metade do tempo que ele estava acostumado a vender. Isso só mostra essa busca cada vez mais que o homem tem pelo novo, pelo inovador, ou simplesmente por outra visão do que já existe. As novidades muitas vezes trazem a vontade de consumir pelo simples fato de consumir, mas também podem mudar ao mundo de pessoas. Estão no nosso sangue; as novidades, e o engajamento por uma vida mais justa para todos.
 “Nós sempre acreditamos que as palavras podem mudar o mundo de uma pessoa…” – Vale à pena conferir as fotos abaixo











17 de abril de 2013

Heinekein Ignite




A Heinekein inovou criando a primeira garrafa de cerveja interativa da marca. Ao invés de conceber simplesmente um aplicativo para incentivar a tecnologia e a interação de seus usuários, a empresa resolveu inventar uma garrafa que, dotada de LED e outros elementos, interage com o usuário acendendo conforme a movimentação da garrafa e o som ambiente. O projeto iniciou-se com a Tribal DDB e chama-se Spark.  



De acordo com o tumblr do projeto: “É um processo de inovação que combina inspiração, idealização e criação para produzir um protótipo de trabalho real, que possa ser testado no mundo real. O projeto funciona agora como um start-up, o que significa idealização colaborativa, prototipagem rápida, várias rodadas de testes com usuários e feedback, tudo sob horários apertados. O primeiro workshop de três dias foi celebrada no final de fevereiro, em Amsterdã, onde a equipe Digital Mundial Heineken e Tribal DDB Amsterdam construiu uma equipa criativa multidisciplinar em parceria com Massive MusicContagious, a equipe de design global da Heineken e peritos independentes a partir de uma ampla gama de indústrias. [...] A ideia é de que, ao brindar, algo mágico deve acontecer: um momento Heineken”.

15 de abril de 2013

Seu pensamento é sua senha!

   

     Depois de analisar uma equipe de voluntários que utilizou o MindWave, uma espécie de aparelho de eletroencefalografia que se parece com um fone de ouvido com um microfone acoplado, pesquisadores comprovaram que a nossa atividade cerebral mesmo sob estímulos iguais entre duas pessoas é completamente única.
       Durante as pesquisas os voluntários foram instruídos a imaginarem ações conforme escolhas particulares, como por exemplo: uma prática de esporte, uma canção à sua escolha, contar mentalmente elementos de sua cor preferida a partir de uma imagem e também escolher um pensamento qualquer e memorizá-lo por dez segundos. E mesmo que voluntários diferentes tivessem o mesmo pensamento suas reações aos estímulos foram completamente distintas.
        Com base nesse estudo e na necessidade de segurança digital, a Escola de Informação da Universidade de Berkeley concluiu então que as diferenças de nossas atividades cerebrais poderiam substituir as senhas. No entanto, para os pesquisadores a tal "senha mental" deve ser algo que as pessoas não se importariam de repetir várias vezes ao longo do dia. 
      Por fim os cientistas acreditam que a técnica deverá se difundir facilmente devido à alta precisão do processo e ao baixo custo (sensores como MindWave custam cerca de 100 dólares apenas).
            

Os jovens Japoneses "super poderosos"


Que o Japão é conhecido por suas grandes inovações tecnológicas, todos sabemos, mas agora é o momento de ditar novas tendências comportamentais também. A moda agora lá é tirar fotos com os colegas, simulando a força sobre humana de super heróis e mangas. fazendo as pessoas ao redor desses jovens "super poderosos" voarem com seus golpes.
Depois de todos os "golpes" performáticos  as fotos vão para as redes sociais, fazendo alusão a animes e filmes populares como Dragon Ball. Tais fotografias estão por todos os cantos e já viraram febre em grande parte da população jovem e adolescente do país oriental. 
Enquanto aqui no Brasil e outros lugares do mundo somos acostumados a fotografar viagens, lugares bonitos, ou datas importantes, os japoneses estão revolucionando novamente com seus jovens "super poderosos".
Será que essa moda pega por aqui?












10 de abril de 2013

Robôs auxiliam a comunicação de crianças com autismo



Cientistas desenvolvem, cada vez mais, os "robôs sociais", máquinas que são uma espécie de animal de estimação, projetadas para interagir com as pessoas. O humanoid Kaspar, inventado na Inglaterra, é um exemplo disso.

Construído pela primeira vez em 2005, o Kaspar tem o tamanho, a postura e as roupas de uma criança, além disso, motores no pescoço, rosto e braços criam expressões faciais, gestos e se movem como um humano. Sensores táteis nas mãos, pés, peito, braços e face permitem que o robô responda ao toque, por exemplo, rindo ao se fazer cócegas e olhando triste quando atingido.

As expressões simplificadas de Kaspar são ideais para a interação com crianças autistas, que dado ao excesso de informações que seus cérebros têm dificuldade de lidar, acabam desenvolvendo melhor sua comunicação com a ajuda do amigo-robô.

Para ver o robô em ação, assista ao vídeo abaixo:


8 de abril de 2013

Pressgram e a nova liberdade digital

  

     Depois de manifestos no Facebook e no Instagram contra a política de direitos autorais dessas redes, teve gente como o John Saddington que foi além e criou o Pressgram, um empreendimento nascido da própria cultura de liberdade digital.
      O aplicativo é semelhante ao Instagram, permite tirar fotos e editá-las com filtros, no entanto, a grande inovação, digamos assim, é a política de direitos autorais, onde o usuário detém cem por cento destes ao publicar suas fotos no aplicativo.
     Tal empreendimento pode ser  apoiado via Kickstarteré um reflexo da nova economia, baseada na revolução digital que entrega cada vez mais liberdade ao usuário.


6 de abril de 2013

Um espelho inteligente


Errou quem pensou que espelhos hoje em dia são somente espelhos. Agora eles não servem mais para vermos somente nossos reflexos. A tecnologia e o design conseguiram unir outras funcionalidades para ele, agregando realmente novos valores de consumo e comportamento.
Já pensou em um espelho com MP3 e rádio integrados? Isso mesmo, um espelho que toca música. Seu objetivo na criação foi dar ao portador do objeto o poder de cantar e escutar musicas enquanto toma banho ou faz suas atividades higiênicas.  Com um design moderno e tecnologia touch screen, este produto promete estabelecer novos padrões para o mercado.
Aí está, a incorporação da tecnologia até em um simples produto, transformando o que já era funcional em algo realmente prático, confortável e mais funcional ainda.





3 de abril de 2013

Os produtos de Primeiro de Abril que gostaríamos que existissem


Nessa segunda feira, primeiro de abril (Dia da Mentira) grandes marcas como a Nokia, a Sony, a Google “lançaram” produtos de mentira... E que pena que são mentira! O Futuro do Presente traz um TOP Produtos do Primeiro de Abril que queríamos que fossem de verdade (e quem sabe ainda não serão?).

Nokia 5AM-TH1N6 Constellation




A Nokia resolve se apossar da tecnologia de controle com os olhos do Galaxy S4 e cria um micro-ondas touchscreen que para de girar quando você olha para a comida e cozinha mais depressa conforme o tamanho de sua fome (sim, o micro-ondas sabe o quão faminto você está sem você precisar apertar qualquer botão). Ele ainda vem com a PureFood uma câmera que compartilha nas redes sociais a foto de sua comida (tchau #instafood). Se algum dia lançarem este produto, principalmente com o design e a variedade de cores sugeridas pela fábrica, eu, com certeza, compraria.


Play-Doh 3D Printer




Acostumado a brincar com as massinhas Play-Doh com seus filhos? Não perca tempo e compre a Primeira Impressora 3D Infantil do mercado! E o  melhor, usa  as massinhas Play-Doh como cartucho e você pode misturar até três cores! E para completar, ela ainda se conecta ao iPad através do aplicativo iPlay-Doh 3D, onde você pode fazer e compartilhar seus designs com todos.


Samsung SMART Eco Tree




É uma árvore que faz tudo o que uma árvore faz e ainda é bonita, muda de cor e compartilha fotos e informações com seus amigos. Vamos plantar várias, então?


Airbus A320 com chão de vidro da Virgin




Agora você pode caminhar pelas nuvens enquanto faz os voos domésticos das linhas Little Red da Virgin Atlantic.


Sony Animalia Line




Se seu gato gosta de música, agora ele pode ouvir quietinho no canto dele sem atrapalhar aquela série ou aquele jogo que você queria ver.


Google Nose




Dentre as várias brincadeiras que a Google fez (desde creditar Leonardo Da Vinci pelo Google Glass, até mudar o Maps para um Mapa de Tesouro e colocar um código morse no Gmail) essa foi a melhor: Um mecanismo de busca de odores que emite o odor pesquisado (e ainda com safe search para odores ruins!)




Confesse: Apesar de certos lançamentos inúteis, muitas dessas invenções você compraria.

1 de abril de 2013

#hashtag #na #tv

   

   Segundo pesquisa da e.Life, 50% dos usuários de redes sociais costumam dar aquela espiadinha na televisão ao mesmo tempo em que interagem na rede. Aproximadamente metade dos Trending Topics do Twitter tem relação direta com a programação de TV. 
     Neste início de 2013, algumas campanhas de marcas como Nike e Banco do Brasil que utilizaram hashtags em expressões nos comerciais de TV tiveram um engajamento nas redes sociais que passou de 1,6% para 14%. 
     Espera-se que com a tendência do compartilhamento de linguagens entre TV e redes sociais haja uma maior integração entre as duas mídias, possibilitando assim um rejuvenescimento da linguagem televisiva que sempre se mostrou mais séria e objetiva. Portanto, podemos esperar por várias campanhas publicitárias veiculadas na TV que, no entanto, tem seu foco em um público que gosta mesmo é de internet!


Colecione uma "Raça" você também.

“I collect gingers”, ou em português traduzido como "Eu coleciono ruivos", é um projeto da fotografa Anthea Porroy, que retrata a identidade, o preconceito e a classificação social. Mostrando as diferentes histórias de vida de sua "coleção de ruivos".
Bizarro ou não, Anthea começou sua coleção em 2010, pela beleza  na paleta de cores e diferenciação romântica que há na cor dos cabelos e tons de pele. 
Ela conta a história desde descendentes Judeus  a Sul-Africanos, com momentos repletos de perseguições,  ostracismos e preconceitos baseados em raça e religião. Na Alemanha de Hitler com a criação do que chamava-se "raça pura", eliminaram o que não consideravam arianos, ou seja, os judeus.  Na África por sua vez, a segregação genética se deu com a proibição de casamentos mistos, a classificação de exclusividade a algumas pessoas, discriminação pela cor da pele, religião e outros fatores superficiais. Contudo, fatos deste tipo de valorização ou preconceitos ainda acontecem nos dias de hoje na África do Sul e proximidades.
Anthea quis mostrar com seus ruivos esta dualidade, simbolizando tanto o oprimido quanto o opressor, nos fazendo pensar igualmente nesta real e excedente valorização que temos pela raça, cor do cabelo ou da pele, comportamento atualmente ainda muito conceituado.