25 de junho de 2014

Tendências: quem pode viver sem elas?


Muito se fala em tendências. Mas o que de fato é Tendência?

Tendência “deriva do latim tendentia, particípio presente e nome plural substantivado do verbo tendere, cujos significados são tender para, inclinar-se para ou ser atraído por” (Caldas 2004, p. 23 apud Perito e Rech 2009, p.2). Segundo Caldas (2004) “O conceito de tendência que se generalizou na sociedade contemporânea foi construído com base nas ideias de movimento, mudança, representação do futuro, evolução, e sobre critérios quantitativos” (p. 22).

Por que é importante estudar tendências?

Num mundo em constante mudança, repleto de informações e inovações para todo o lado, o estudo do comportamento coletivo é importantíssimo a fim de entender a forma de funcionamento e difusão da moda que está diretamente ligada à tendência. É preciso antecipar os desejos e anseios dos consumidores, que por sua vez, estão relacionados a vários fatores: sociais, culturais, ambientais, tecnológicos, políticos, para assim, criar produtos que saciem-nos com maestria.

O que faz um pesquisador de tendências?


Uma das habilidades mais importantes para o pesquisador é sua capacidade de realizar CONEXÕES, juntamente com a OBSERVAÇÃO e PERCEPÇÃO, mais seu REPERTÓRIO e CRIATIVIDADE e a EXPERIÊNCIA PRÁTICA acumulada ao longo dos anos. Um pesquisador de tendências pode utilizar a metodologia da netnografia para observar e estudar o comportamento de pessoas na web, blogs, jornais e revistas para, então, interpretar os sinais emergentes e prospectar para o futuro.

Selecionamos um vídeo sobre a WGSN, líder mundial em pesquisa de tendência de moda, para entender um pouquinho melhor desse universo:




Referência e dica de leitura: 
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

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