12 de março de 2015

Artista alemã usa absorventes como forma de protesto contra a cultura do estupro #padsagainstsexism


No ano passado, a usuária do Twitter @cutequeer96 fez uma pergunta simples: "E se os homens fossem tão enojados com o estupro como eles são por períodos de menstruação"? O tweet viral passou a inspirar uma conversa global sobre a cultura do estupro e as atitudes em relação às mulheres. Em Karlsruhe, uma cidade no sudoeste da Alemanha, isso também inspirou um projeto muito interessante: maxi art pad protest.


A artista alemã Elonë colou absorventes em toda a sua cidade natal, repetindo a mensagem de @cutequeer96 e outras declarações como "estupradores estupram as pessoas não roupas", "minha buceta a minha escolha" e "meu nome não é baby".


A mensagem de Elonë se espalhou por todo o mundo desde suas imagens originais explodiram online - tem havido uma enorme resposta no Tumblr, onde as pessoas têm mostrado o seu apoio.
"Havia alguns haters me chamado manhating ou algo assim, mas eu não sou!" ela diz. "O feminismo significa igualdade para mim! Eu não estou lendo tudo [online] porque eu não fiz isso por fama ou coisas, eu só fiz isso para provocar e fazer [as pessoas] ciente de que o sexismo é um problema diário!"


Ela diz que colou até 40 absorventes maxi ao todo em torno de sua cidade, mas ela está pensando em expandir o projeto. "Vou levá-la um pouco em segredo", ela declara: "a única coisa que posso dizer é que eu vou fazer isso, talvez no exterior ... E eu quero que todos façam isso se ela ou ele quiser fazê-lo!" Tudo que você precisa fazer para participar é fazer upload de sua imagem e marcá-lo #padsagainstsexism.

O seu trabalho tem sido criticado e elogiado em igual medida: há alguns que dizem que ela está abrindo caminho para uma boa causa, outros afirmam que ela está desperdiçando absorventes valiosos e deveriam ser dados para mulheres sem-abrigo ao invés disto. Faz sentido, mas ela pode fazer as duas coisas. Se casar a menstruação e o estupro leva o público fora de sua zona de conforto, não é isso a definição de um projeto de arte bem-sucedido?

0 comentários:

Postar um comentário