5 de março de 2015

China Fashion Week apresenta máscaras de smog nas passarelas


Em um sinal dos tempos, os estilistas da Mercedes Benz China Fashion Week integraram máscaras de smog em looks de seus modelos. Vários estilistas, incluindo Qiadan Yin Peng e sua Sports Wear Colection chamaram a atenção para o look.
Como muitos desfiles de moda de passarela, esses estilos são talvez apenas para mostrar e não de todo prático, mas eles estão fazendo um comentário social pertinente ao seu tempo.
A poluição do ar tornou-se um grande dilema ambiental no país, anteriormente ganhando grande cobertura de notícias do mundo com imagens de corredores vestindo máscaras para combater situações de smog (nevoeiro contaminado por fumaças= smoke+fog) na Maratona de Pequim.


Nos piores dias, ciclovias da cidade estão vazias e muitos moradores tendem a ficar em casa. Várias instituições científicas, incluindo a Organização Mundial de Saúde estimam que a má qualidade do ar contribuíram para mais de 1,2 milhões de mortes prematuras chineses só em 2010. Para colocar isso em perspectiva, que é de 40 por cento da contagem total do mundo. Os desfiles terminaram e vários líderes mundiais, incluindo Barack Obama e Vladimir Putin chegaram a Pequim para a Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.


Estamos começando a ver mais atenção voltada a esta questão, não só política e socialmente, mas também nas oportunidades de mercado para resolver os problemas da região. Startups como Clarity estão criando monitores de qualidade do ar pessoal, de modo que aqueles sensíveis aos contaminantes do ar podem aprender como evitar estes pontos. O governo também está respondendo com uma série de novas leis e regulamentos que aplicam multas por infrações ambientais e tentam fechar os piores criminosos.



Outros, como o cientista ambiental Yu Shaocai propõe a adição de regadores para os topos dos edifícios altos para lavar a fumaça para fora do céu, bem como regar um jardim, uma vez que a maior parte da poluição paira abaixo uma altitude de 100m. Porque a China tem tido escassez crônica de água, o país também tem investido em tecnologias de chuva artificiais onde as armas e foguetes seriam lançados para incentivar chuva e aliviar as condições de poluição atmosférica.

0 comentários:

Postar um comentário