29 de abril de 2009

Mobília Tetris





Os artistas Diego Silverio e Helder Filipov se inspiraram no jogo clássico de videogame Tetris para criarem móveis inovadores e intercambiáveis. Baseada nas próprias peças do jogo que se encaixam e giram, a mobília pode ser montada por partes e sua posição pode ser modificada. Além disso, cada peça possui uma função diversa.

28 de abril de 2009

Abstração




O artista Yannis Kofteros com o projeto "Edn", recria a junção artística do industrial e do orgânico. Com esse trabalho procurou-se demonstrar a abstração da interação do espaço físico com o meio ambiente natural, pensando não só nas formas, mas na sua distribuição no espaço. Desse modo, como inspirações, o artista utilizou o humano no seu contexto natural, levando em consideração seu comportamento e a relação com os objetos que o circundeiam. O branco, nesse sentido, é utilizado para enfatizar a luz das formas e também tentar deixá-las mais transparentes ao posicioná-las em um ambiente também branco.

26 de abril de 2009

Boa de faro

Desde os primórdios, a função feminina além de cuidar das crianças e da casa, tinha que escolher os melhores legumes, frutas e folhas para complementar a alimentação básica. Além de desenvolver sua visão e tato, o olfato passou a ser uma arma importantíssima para auxiliar a mulher a escolher os melhores alimentos. Sendo assim, muitos alegam( ainda que sem pesquisas concretas) que as mulheres possuem o olfato mais desenvolvido que o dos homens. E além disso,esse sentido também funciona como uma reação aos estímulos, de que algo está queimando, algo está estragado, uma buzina dando o sinal de alerta, etc.

Quando o assunto é memória olfativa, tudo se torna uma questão de treino. Afinal, passamos a vida toda colecionando " cheiros" diferenciados e nada mais fazemos do que associar imagem, sensações, sabor e histórias emocionais ao odor inalado. Nessa ponte, costumamos ser transportados para situações,lugares e somos convidados a lembrar de pessoas apenas por sentir um perfume diferente. Um cheiro de doce da vovó, um perfume do seu namorado, de um determinado lugar visitado...

Coco Chanel foi um verdadeiro sucesso quando escolheu as notas do seu famosíssimo perfume número " 5 ". Ela agregou 50 notas diferentes a esta fragrância e o perfume até hoje possui um aroma inconfundível ( para o olfato treinado é claro) e ficou na memória olfativa das pessos durante décadas. O perfume é a primeira ligação com o estilo de vida da grande estilista do século 20. Sentir seu aroma é sentir os desejos, os questionamentos, as conclusões e exclamações da grande revolucionária da Moda feminina da década de 20.

23 de abril de 2009

Reinventar


O celular revolucionou o mundo, mas com isso tomou o lugar do relógio, que precisou ser reinventado para não perder lugar no mercado.
Além de mostrar as horas, é necessário ir além da função e pensar na estética do produto. Foi o que a marca Hironao Tsuboi fez. O relógio acima, por exemplo, aparentar ser uma pulseira qualquer, mas quando os leds são acionados, fazem as horas "brilhar" no meio da pulseira.

22 de abril de 2009

Light Blossom



Hoje a Philips já oferece soluções eficientes de energia através de LED’s que são úteis, além de reduzirem a poluição visual das luzes durante a noite. O “Light Blossom” (em uma simples tradução: “Florescência Luminosa”) é a nova tecnologia da marca, que além de buscar embelezar a área urbana, possui uma preocupação eco. Consiste em “postes” de iluminação urbanos diferenciados, que são (re)carregados pela energia solar e também pela energia eólica. O aparelho ainda possui sensores que detectam movimento, e acendem as luzes, permanecendo mais fracas na ausência de pessoas. Com o aumento de ruídos visuais nas cidades e a diminuição de áreas verdes em função de novas instalações, obter soluções como esta se torna uma necessidade e medida a ser pensada e/ou tomada nas diversas cidades pelo mundo.

19 de abril de 2009

Kitsch "Repaginado"

Colecionar pequenos objetos de porcelana durante a decáda de 80 era muito mais comum do que se pode imaginar. Agora que não é nada convencional em pleno século XXI um artista inovar e utilizar desses pequenos bibelôs para realizar interferências artísticas impactantes e gerar denúncias sociais. Esse trabalho é realizado pelo artista plástico britânico Barnaby Barford, que criou uma série de estatuetas de porcelanas retratando o cotidiano britânico em temas que subvertem a tradição de retratar nos objetos cenas pastorais.
Com isso ele busca mostrar aos jovens como estes são enxergados pelas gerações mais antigas. A técnica resulta em recortar, cortar e modificar esses objetos comprados em lojas antigas e de artigos de segunda mão, ou até mesmo vendido por pessoas que estão se livrando das peças.
O trabalho do artista é considerado chocante, pois dentre um dos temas abordados ele retrata jovens praticando " happy slapping", prática que surgiu em 2004 e consiste em agressões inesperada em vítimas escolhidas aleatoriamente, ao tempo em que outro colega registra as agressões via celular ou máquinas digitais.
O artista alega que as peças não buscam nenhum tipo de apologia, apenas uma forma de retratar uma geração e suas deturpações de valores e atitudes. Vale pela denúncia e autenticidade na produção de suas obras.




18 de abril de 2009

Cravejado em Luxo


O novo modelo da Cartier " Ballon Bleu" é o mais nova 'mimo' de 5000 sortudas ao redor do mundo que serão privilegiadas com uma peça mais que exclusiva, por um valor que varia entre U$ 3.200,00 a U$29.000. A marca trabalha o luxo e exclusividade, fabricando um relógio com vidro de safira anti-riscos e abaulado, que poder ser produzido em ouro branco, amarelo, cor-de-rosa. Além disso, pode-se escolher se ele terá diamante ou não e seu mostrador é produzido em opalino prateado.

16 de abril de 2009

Five Fingers


O FiveFingers é um tênis que vem sendo aperfeiçoado desde 2007 e que parece uma luva com sola de borracha porque tem os cinco dedos isolados.
Inicialmente o produto foi desenvolvido para alpinistas, mas aos poucos o FiveFingers ganha adeptos que garantem grandes vantagens biomecânicas no ato de andar ou correr com um desses.
O impacto não é mais no calcanhar, como aprendemos a fazer com os tênis comuns, mas sim na parte frontal da sola, como fazemos quando corremos descalços. Essa simples mudança projeta o corpo ligeiramente para frente, dando um refresco ao joelho e facilitando uma propulsão que pelo sistema comum depende em muito das pernas.
A sensação de “andar descalço” o tempo todo também aparece como um grande diferencial. O lado ruim parece ser mesmo o atrito intensificado entre os dedos. Para quem quiser comprar, já está a venda na Amazon por US$ 122.

15 de abril de 2009

Decoração Inovadora



Em diversas áreas vemos inovações que se destacam por sua criatividade e originalidade. A reapropriação de materiais para novas funções é uma tendência atual.
No universo da decoração não poderia ser diferente. Neste ambiente, foram utilizadas cartelas com amostra de cores de tinta, criando um papel de parede inusitado com aspecto harmonioso. Intervenção arriscada que, porém, criou um visual muito aconchegante e interessante.

8 de abril de 2009

I Way

Homens que curtem brinquedos devem conferir o I-Way, um luxuoso e mega centro dedicado à simulação de esportes automobilísticos. O I-Way proporciona aos aspirantes a “Speed Racer” uma oportunidade de experimentar a crescente adrenalina vinda de trás da direção de um carro de Formula 1, endurance ou de rali. Os simuladores high-tech oferecem sensação real de pilotagem, construídos em um carro de verdade, onde é criado todo um ambiente de imagens que envolvem o campo de visão do piloto. Ainda, os participantes recebem o traje completo, com capacetes e luvas.

Localizado em Lyon, na França, o espaço possui aspecto futurista, oferece os serviços de bar, possui uma loja especializada em acessórios modernos automobilísticos, além de uma academia e um spa.Vale a pena conferir.



6 de abril de 2009

Etéreo




A artista plástica canadense Julie Tremblay vem se destacando nas suas esculturas com metal reciclado. As figuras poéticas e por vezes, desproporcionais da figura humana, aborda um conceito do corpo como uma idéia a partir do qual o espectador propõe conceitos, e assim, o físico é abstraído através do metal como uma metáfora para algo mais simbólico, místico e poderoso. O caráter transparente das obras aliado a luminosidade os faz parecer em constante movimento. E a expressão das poses simboliza a libertação esperada. A fluidez e leveza das obras portanto, integra os dois elementos principais, metal e ar, que em conjunção à luz produz movimentos e percepções diferentes a cada ângulo observado.

3 de abril de 2009

"Let it Shine"

Criatividade é fundamental quando a intenção é divulgar uma nova proposta sustentável. Pensando nisso, a Honda lançou uma campanha do seu novo modelo Insight Hybrid, para fortalecer sua filosofia ambiental, além de buscar nessa proposta se tornar uma empresa vista com bons olhos quando envolve questões ambientais.
O primeiro comercial está rodando pela Euroupa com o título " Let it shine" e parece uma imensa tela com LEDs em movimento, mas a criação da idéia envolve um grande contingente de carros, para surpresa dos consumidores. A edição final foi realizada digitalmente, mas a formação e movimentação do ícones foi produzida de uma maneira muito dinâmica e inovadora. Confira o resultado:

Propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=lyknI5_Wcqs

Making Of: http://www.youtube.com/watch?v=jFVopJquaTk

2 de abril de 2009

Underground Rebel Bingo Club


Até então um reduto majoritariamente frequentado pela 3ª idade, o bingo londrino vem ganhando legitimidade entre os jovens como uma forma de ganhar dinheiro em tempos de crise. Assim surgiu o "Underground Rebel Bingo Club", com uma proposta no mínimo inusitada. O local do evento é secreto e revelado apenas por email no próprio dia, numa atmosfera de proibição e subversão típica dos anos 20. As grandes estrelas são o Bingo Master – que canta as pedras – e suas glamourosas asssistentes, vestidas em look burlesco. Claro, com drinks, música boa e muito humor.

1 de abril de 2009

"Realidade Aumentada"

A nova mania da publicidade é utilizar um novo artifício para atingir o mercado. A chamada "realidade aumentada" é uma tecnologia que busca misturar elementos da realidade com o universo virtual, fazendo com que os consumidores interajam de maneira diversa com os produtos.

A inovação permite que apareçam figuras virtuais nos produtos, "saltando" de uma imagem plana. Através do acesso a uma webcam ou celular apontados para uma impressão em papel com símbolos codificados, a partir da tecnologia agregada o público pode visualizar na tela do computador imagens que não percebe no mundo real.

Certamente é uma estratégia inteligente para os publicitários e para o marketing de empresas que pretendem atingir os consumidores de outras formas. Vale a pena conferir os vídeos do funcionamento da criação.

A seguir, vídeo de uma campanha publicitária para a Cia. automotiva MINI, onde o leitor da revista segura o anúncio em frente a uma câmera e um MINI 3D animado salta da página.
http://www.youtube.com/watch?v=HTYeuo6pIjY