3 de abril de 2011

Segmentação Virtual

Achei muito interessante um texto da Revista Naipe, que por sinal é daqui de Santa Catarina, falando sobre as redes sociais. Conversa muito bem com uma das trends que apresentamos no Painel Axial 2011, a ideia da POPULARIDADE SEGMENTADA. Nós falamos em:

"A ideia do mainstream dá lugar aos nichos, como Chris Anderson já propagava com seu livro Long Tail. Na dimensão virtual, este fato tem um apelo ainda maior e mais fugaz, com as celebridades virtuais instantâneas e efêmeras. Cada segmento busca seus próprios ícones de admiração, os ícones não são mais inatingíveis e sim pessoas reais, qualquer um pode tornar-se um foco de atenção e propagador de conteúdo."

E no texto da Naipe eles abordam a segmentação virtual:

"Você pode ser um intelectual escoteiro de 40 anos aficionado por karaokê, tricô, coelhos, interpretação de sonhos, jardinagem, pares de tênis e homens encarcerados. Na internet, você é normal.

Prova disso são as redes sociais cada vez mais específicas que pipocam na web, essa fonte inesgotável de bizarrices. Encantada com as possibilidades, a Naipe decidiu googlear aleatoriamente para descobrir até onde vai o exotismo online. Nossa óbvia conclusão: ao infinito.

A escritora americana Zadie Smith não poderia estar mais certa quando escreveu, em seu artigo publicado na revista Piauí de fevereiro - mês em que um bebê egípcio recebeu o nome de Facebook: “A geração 2.0 passou dez anos sendo criticada por não ter produzido o tipo certo de artes plásticas, literatura, música ou ação política. Entretanto, os meninos mais brilhantes da geração vinham desenvolvendo outra coisa absolutamente extraordinária: a criação de todo um mundo”. "

Para conferir o texto na íntegra e os divertidos e inusitados exemplos de redes sociais que foram encontrados clique aqui.

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