10 de setembro de 2012

Custowners

         
       E se o amor por determinada marca ultrapassa o desejo de somente consumir seus produtos? E se seu sonho é ter tal serviço perto de sua casa, mas não sabe como? Agora (quase) tudo é possível! E o melhor, custando baratinho.
         Incentivadas pelas ideias de crowdfunding que surgiram ao redor do mundo, para financiar shows, projetos e até o lançamento de produtos no mercado, algumas empresas estão trazendo seus clientes literalmente para dentro de seus negócios. 
         O conceito desta tendência de comportamento de consumo consiste no envolvimento emocional e financeiro com uma marca, produto ou serviço em questão. Uma vez apaixonados pelos ideais da empresa, estes clientes tornam-se investidores, com direitos reais a lucros, e também vantagens com relação aos produtos e serviços dos quais agora agora é dono.
         O consumidor, no entanto, só está disposto em investir em empresas que sejam confiáveis e transparentes, uma vez que, o foco não é somente ganhar dinheiro numa espécie de bolsa de valores, mas sim fazer parte de algo com que realmente se identifique. Portanto, o cliente estará disposto a cuidar da imagem de tal empresa como se fosse seu próprio projeto.
         É um incentivo para as empresas que já estão no mercado, expandirem seus negócios. Ao invés de convidar colaboradores financeiros que estejam interessados apenas no lucro, pouco se importando com os ideais do negócio, conseguem investidores realmente apaixonados pelo produto e pela vontade de vê-lo por muito tempo no mercado, afinal ainda continuam sendo consumidores.
          A empresa britânica de fast food saudável, Leon criou a Leon Bonds visando levantar 1,5 milhão de libras de seus clientes mais fiéis para expandir e abrir novas unidades que beneficiarão diretamente os próprios custowners da marca. Além de terem mais lanchonetes à sua disposição também recebem juros e outros benefícios não comestíveis. 

0 comentários:

Postar um comentário