24 de setembro de 2012

Tryversiting: o marketing da experimentação




        Nas lojas que utilizam esse conceito de consumo, produtos que já estão no mercado ou estão pra ser lançados ficam expostos nas prateleiras para que o cliente adquira gratuitamente, leve pra casa, teste e depois dê um feedback sobre sua experiência.
       A ideia é que esta avaliação dos consumidores sirva como uma pesquisa pra identificar possíveis erros no produto que possam estar contribuindo para a sua má aceitação no mercado e também como um termômetro para o lançamento de novos produtos.       
      Os clientes que consomem nessas lojas são chamados de Trysumers. Estes consumidores experimentais são analisados à todo momento. A loja passa às empresas que oferecem seus produtos, as informações obtidas através dos questionários de avaliação e também um relatório de observação do ato da compra. Como não há vendedores empurrando o produto, o cliente tem livre escolha, então quando este pega um produto, o analisa e depois devolve à prateleira, tal comportamento pode servir como um dado para a empresa de que a apresentação talvez tenha que ser melhorada.    
      O Tryversiting também é uma ferramenta interessante para os clientes que não conhecem alguma marca terem a oportunidade de consumir o que ela oferece. O fato do produto não ser cobrado pode levar os consumidores a escolherem itens que não comprariam se tivessem que pagar. Tanto pela insegurança de ser uma marca desconhecida ou até pelos valores altos cobrados no mercado. Além disso, tais clientes ainda tem o potencial de se tornarem divulgadores da marca, uma vez que gostarem do produto vão falar bem dele por aí e isso acaba gerando uma publicidade "gratuita" para a empresa.
    


0 comentários:

Postar um comentário