19 de novembro de 2014

Herbal Kneipp: têxteis desenvolvidos com aromas terapêuticos


A estudante de design da Design Academy Eindhoven, Holanda, Alexandra Stück, criou uma série de têxteis infundidos em diferentes aromas de ervas terapêuticas com o intuito de estimular o bem-estar do usuário e sua (re)conexão com a natureza. O têxtil intitulado Herbal Kneipp, feito de linho tecido à mão, foi projetado pensando na vida contemporânea conturbada, onde o bem-estar é uma busca cada vez mais constante em nossa sociedade.

Inspirada nos remédios holísticos desenvolvidos no século XIX pelo monge alemão Sebastian Kneipp, Stück criou uma combinação de cinco aromas feitos com ingredientes que são conhecidos por seus benefícios para a saúde, são eles: hortelã, para promover a concentração e foco; alecrim, para restaurar o libido e a função sexual; erva-cidreira, para equilibrar o ciclo cardíaco; germânio e raiz de valeriana para proporcionar conforto e força após o trauma psicológico e pinho para pressão arterial. Logo, foi possível criar uma fórmula onde o usuário possa se sentir mais calmo, focado e até mesmo com mais tesão apenas com o sentido do olfato.



Mas como a graduanda em design fez para aplicar esta fórmula no têxtil?

Stück criou, a partir de óleos essências de cada erva, uma espécie de “scent dye“ (“corante aromatizado”), que pode ser fixado no tecido de linho natural utilizando apenas água quente e possui duração de até seis meses (se lavado à mão e passado a ferro). O aroma do tecido será propagado através do calor do corpo, do toque ou do movimento, sempre que o tecido é usado.


O legal é que o tecido de linho 100% natural foi criado com tramas abertas para permitir que o aroma se difunda para o seu nariz mais facilmente. Além de que - tanto o tecido como o aroma foram feitos a partir de plantas, beneficiando o trabalho em conjunto. 


A indicação da designer é que o “corante aromatizado” seja aplicado em cachecóis, lenços ou lençóis de cama para um contato mais próximo do nariz. 

O projeto foi apresentado no desfile de formatura do Design Academy Eindhoven, durante a Dutch Design Week (Semana de Design Holandês) no mês passado. 


Via: Stylus

0 comentários:

Postar um comentário