1 de setembro de 2013

Caminhos intrínsecos da mente humana

Até que ponto a neurociência irá com o propósito de controlar nossa mente?

Hoje em dia, percebe-se um crescente interesse sobre a relação  comportamento e mente. Vários sistemas, não invasivos, vêm sendo criados por pesquisadores com o intuito, a princípio, de desafiar um novo meio de comunicação e, consequentemente,  exteriorizar o nosso inconsciente.
Diante dessa onda de controle da mente humana, destacamos alguns exemplos:


Cientistas conseguem gravar sonhos
Um grupo de cientistas japoneses do Instituto de Ciência e Tecnologias, depois de muito estudo, tornou possível o registro, por meio de imagens, dos sonhos de qualquer pessoa.
Leia mais: http://cientistas-conseguem-gravar-sonhos/

Pesquisadores criaram a primeira interface de controle cérebro para cérebro (Brain-to-Brain)
Já comentamos a respeito desse assunto aqui.  
Andrea Stocco disse em um comunicado para University of Washington: “A internet era um meio de conectar computadores, e agora pode ser um meio de conectar cérebros. Queremos apanhar o conhecimento de um cérebro e transmitir direto de cérebro para cérebro.”

Projeto Neurowear Necomimi
Necomimi é uma nova ferramenta de comunicação que aumenta a habilidade humana.
“As pessoas pensam que o nosso corpo tem limitações, mas imaginem se tivéssemos órgãos que não existem, e que poderiam controlar esse novo corpo? Criamos novos órgãos humanos que usam um sensor de ondas cerebrais.” 

Essa ferramenta, na forma de orelhas de gato, utiliza sensores de ondas cerebrais e detecta e expressa seu estado emocional antes mesmo de você começar a falar.
A princípio parece bobo, mas a tecnologia por trás dessas orelhinhas é sensacional e pode deixar-nos um pouco apreensivos.

Leia mais sobre Necomimi e outro projetos neurowear: 



Deixamos aqui uma pergunta -  qual o limite dessas novas tecnologias?

2 comentários:

  1. D+ O corpo ainda é pouco. Sai e entrar no corpo em uma relação de conhecimento e de experiência. No futuro-do-presente seria possível ter uma experiência sem vivê-la?

    ResponderExcluir
  2. Se incluirmos o rabo Tailly as orelhinhas Necomimi, nos tornaremos gatos? Por que queremos expressar nossas emoções e sentimentos abanando uma prótese? Se queremos, qual nossa necessidade, ou função, que precisa ser suprida? Minha proposta ao acompanhar o presente-do-futuro é identificar tendências, seus reflexos e promover reflexões... estarei de olho (humano)!

    ResponderExcluir