1 de novembro de 2013

Diálogo entre Moda e inclusão social

Design e moda estão cada vez mais conectados na busca por meios de produção sustentável e responsabilidade social. Considerando isso, apresentamos uma Moda que vai além do conhecimento popular da história, compreendida pelo domínio da aparência, superficialidade e futilidade, que está cada vez mais atrelada à inclusão social e qualidade de vida. 

Destacamos, aqui, alguns exemplos desse crescente comportamento inclusivo:
Projeto Flor de Lótus da marca Doisèlles, da estilista mineira Raquel Guimarães foi além das aparências e fez a diferença promovendo a reinserção dos presos na sociedade. Nesse projeto inclusivo, Raquel fez parceria com um grupo de detentos onde aprendem o tricô e dão forma às suas criações, além de aprenderem uma atividade nova e se dignificarem com uma ocupação, sendo que a cada três dias de trabalho é descontado um de sua pena. 
Coleção Flor de Lótus
Coleção Flor de Lótus                              
Veja o vídeo do projeto aqui 

O vestuário é um importante canal de comunicação que permite aos indivíduos serem avaliados e aceitos, ou não, por outros indivíduos. A moda, então, pode exercer um papel fundamental na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da humanidade sofre de alguma deficiência, portanto, o mercado precisa pensar e criar para a minoria, muitas vezes, desamparada. Foi pensando nisso que algumas marcas estão desenvolvendo suas criações para esse público. 
É o caso do designer Chris Ambraisse que criou roupas adaptadas para pessoas com deficiência física.
Coleção de Chris Ambraisse adaptada para deficientes físicos
Coleção de Chris Ambraisse adaptada para deficientes físicos
Já as marcas paulistas Lado B Moda Inclusiva e Lira produzem roupas com modelagem mais solta e fechamentos diferenciados para facilitar o dia a dia desse público.
Grife Lira                                                                                               
Outro exemplo de valores sociais é a marca masculina Urânio do designer Geraldo Lima. O projeto Olhar, Olhares faz parte de uma pesquisa que iniciou através do estudo dos cinco sentidos, porém, o foco se afirmou nos deficientes visuais e nos problemas enfrentados quanto à questão têxtil.
O trabalho visa à independência dos deficientes visuais através do uso de etiquetas em braile, adequação e reestruturação do espaço da loja e conta com o apoio de costureiras portadoras de deficiências visuais, promovendo um diálogo interessante entre inclusão social e moda, além de propor melhoria na qualidade de vida, tanto dos usuários como dos funcionários.                                                                                                                                          
Coleção "Olhar, Olhares"









0 comentários:

Postar um comentário