11 de novembro de 2013

Comunidade mundial: voz das minorias

Há algum tempo falamos de como a internet e as novas configurações de nossa sociedade dão poder aos usuários. Reflexo de uma sociedade em rede, como escreve Zygmunt Bauman, onde as conexões não são lineares, fogem da estrutura rigída de pirâmide e nos tornam free-choosers.
Já falamos também sobre a onda de empatia que tem sido retratada por campanhas, projetos e intervenções urbanas, que servem para conscientizar e nos recordar de algumas coisas que, por vezes, deixamos no fundo da mente.
O projeto que trazemos hoje também está nesse conceito e buscando conscientizar as pessoas sobre o seu preconceito com os sem-teto através de suas histórias. Para fazer isso, o projeto Unheard entregou telefones celulares a quatro moradores de rua de Nova Iorque e criaram contas no Twitter como forma de integrá-los a comunidade mundial e permitir que suas vozes se fossem ouvidas. Daniel, um dos integrantes, fala que as pessoas não percebem como viver na rua é como um "trabalho", e o esforço que é feito todas as semanas para sobreviver.



Com as suas história contadas online e com o número de seguidores crescendo todos os dias, o objetivo inicial do projeto que era de conscientização foi modificado pelas pessoas que seguem Danny, Carlos, Albert e Derrik. Elas passaram a doar dinheiro, que hoje é enviado para as Rescue Mission, abrigos para os moradores de rua, onde eles podem passar a noite.
Para acompanhar as histórias, basta seguir @jessie550, @albert814, @awitness2011 e @putodanny no Twitter.

0 comentários:

Postar um comentário