14 de outubro de 2012

Questão de fé ou pura estética?


De um tempo para cá, nota-se a presença de objetos que, de algum modo, simbolizam a religiosidade incorporada na moda. Mas qual seria a finalidade disso? Demonstração de fé, cultura religiosa, superstição, tendência ou somente estética?
 Todos concordam que, do tamanho que é este Brasil, o que mais vemos é a diversidade cultural e, consequentemente, religiosa. Igualmente, sabemos que, antigamente, objetos que traziam demonstração de religiosidade eram indispensáveis para famílias tradicionais, estando atreladas, além disso, a um discurso de poder e status.
Acessórios como crucifixos e outros símbolos das diversas culturas do mundo estão presentes, ainda, em estampas, texturas e aplicações. Com ampla aceitação, estes elementos estão ganhando espaço na moda e revelam ser uma forte inspiração para as tendências.
 A estética é muito importante para a moda e, assim sendo, para seus paradigmas, porém independente de qual seja a real causa por de trás de todo este significado, o importante é a própria liberdade, que, em plena modernidade, podemos usufruir.
 Afinal, dizem que somos uma grande miscigenação, e nada mais próprio, do que a união de moda e religião.





0 comentários:

Postar um comentário