29 de outubro de 2012

Hackeando a vida

   
      Cientistas amadores que se escondem em porões, garagens, incubadoras e laboratórios universitários, criaram um novo hobby: hackear a vida. Pode parecer ficção científica, mas a partir de muitos estudos e horas de experimentações eles já conseguiram grandes feitos.
     A onda da Cibernética DIY está sendo disseminada nos EUA. Com o objetivo de mudar o mundo, os grinders que são entusiastas da cibernética amadora e os biohackers que desejam melhorar o código-fonte dos humanos, estão usando a tecnologia para transformar os indivíduos literalmente em homens-máquina.
      A Crude Control, oficina realizada no Genspace, mostrou como podem ser criados carne e couro in vitro para o consumo humano sem que seja necessário matar os animais. E em Harvard foi criado o primeiro  "tecido ciborgue" do mundo a partir do tecido de um rato que se mistura com uma rede de fios e transitores e monitora o comportamento individual de cada célula. Com essa invenção, os pesquisadores podem acompanhar de perto as mínimas mudanças comportamentais das células durante reações a medicamentos administrados ao tecido.
     Além disso são constantes os implantes sob a pele de chips que detectam campos magnéticos e até que enviam informações biomédicas direto do corpo via bluetooth para a internet. 
      Para saber mais sobre o tema existem dois sites bem populares que reúnem informações e biohackers do mundo todo, o diybio.org e o biohack.me
      Muitas dessas tecnologias não são apenas algo reservado ao futuro, elas já estão sendo comercializadas em massa. Então podemos esperar por invenções ainda mais curiosas para os próximos anos.
        
Via Galileu

0 comentários:

Postar um comentário