1 de outubro de 2012

Pensar local e agir global

 
   
      Da união de dois termos que estão sendo discutidos há muito tempo - globalização e localização - surge o neologismo "glocalização". Tal palavra refere-se à apresentação de características locais na produção de uma cultura global.
     A “glocalização” vem à tona em um momento que a pressão homogeneizadora do global e a massificação resultante da produção em larga escala estão começando a ser desprezadas. Produtos que tem um toque da cultura local do país em que são produzidos começam a ganhar espaço no mercado consumidor.
      Ter presença global, mas ao mesmo tempo, atender mercados específicos de forma diferenciada tem sido a aposta de algumas empresas nos últimos anos e tende a se disseminar pela próxima década.
      A rede de fast food americana Mc Donald's, tendo filiais no mundo todo, utilizou características da gastronomia de cada localidade para compor seu cardápio de sanduíches a fim de criar uma imagem de que a empresa, apesar de ser transnacional, preocupava-se com a cultura de cada país em que estava instalada.
      Recentemente, a Prada, grife italiana de roupas e acessórios de luxo, criou a Made in Collection. Nessa ação foram feitas parcerias com os melhores produtores de artigos tradicionais em cada lugar do mundo. Tricots do Peru, bordados indianos e jeans japoneses, produzidos com os melhores materiais e a melhor mão-de-obra, foram incorporados à etiqueta Prada, promovendo o alcance global junto à valorização das características de seus respectivos países de origem. 

0 comentários:

Postar um comentário