18 de março de 2013

Alfabetização Multidimensional


     Tradicionalmente quando pensamos em alfabetização costumamos associar o termo ao aprendizado somente da leitura e da escrita. No entanto, atualmente existem outros fatores que podem tornar uma pessoa "analfabeta" aos olhos da sociedade e principalmente do mercado de trabalho.
    Portanto hoje se fala em alfabetização multidimensional, uma vez que apenas uma pequena porcentagem das informações que consumimos é a palavra escrita, e isso tende a diminuir cada vez mais.
     Ainda é preciso dominar a leitura e a escrita, mas tentar existir em um mundo altamente competitivo sem ser capaz de criar vídeos, editar fotos, baixar músicas, operar dispositivos ou escrever códigos HTML será cada vez mais difícil. Para as gerações mais novas isso tudo são habilidades praticamente natas, no entanto ainda não são uma preocupação efetiva da educação formal.
      Segundo a The Futurist Magazine existem mais de 8 mil linguagens de códigos e saber ler estes códigos daqui pra frente será uma exigência igual ou maior do que ter domínio sobre línguas estrangeiras ou até mesmo sobre sua língua nativa.
      Assim sendo, a introdução definitiva dessa educação em várias dimensões para o ensino básico é uma macrotendência forte para os próximos anos.

0 comentários:

Postar um comentário