21 de março de 2013

Storm System, vida em um mundo apocalíptico

     As constantes alterações climáticas, junto com as inúmeras discussões sobre sustentabilidade, meio ambiente, poluição e, principalmente, nosso estilo de vida, nos levam a crer que chegará o dia em que nosso mundo se modificará por completo, tornando a vida humana neste planeta um desafio.
     Foi pensando nisso, em um tempo Alpha, que o projeto Storm System nasceu, sob a direção do designer Miguel Rios, português que dirige uma galeria em Lisboa, onde o projeto se encontra exposto e aberto ao público. Miguel reuniu uma equipe criativa que conta com pessoas especializadas desde os têxteis, aos componentes eletrônicos,para desenvolver o projeto que no fim seria representado por uma gabardine e um colete, que mais do que mostrar uma possibilidade de veste para ambientes extremos, nos faz abrir os olhos para o ponto ao qual podemos chegar, como nossa vida pode ser.

Exposição da roupa

     Todos os detalhes da roupa foram pensados em pormenores, sendo ela composta de uma gabardine e um colete, os dois feitos para serem usados juntos, tendo inclusive ponto de fixação um ao outro. A roupa conta com tecidos tecnológicos repelentes de sujeiras, impermeáveis, termo colados evitando assim costuras que podem permitir que a água passe pelo casaco, tendo apenas uma abertura central. Há ainda visores, pequenos espaços para a respiração, um capuz e componentes eletrônicos, como lâmpadas de LED, bateria e fios para aquecimento na parte interna do colete. Essa composição faz com que em um ambiente extremo, o usuário possa se proteger, usar as lâmpadas caso necessite e até que se esquente. 
     Outro detalhe pensado pelos criadores, é que no tempo Alpha para qual a roupa foi desenvolvida, a nossa comunicação provavelmente não será mais a mesma, convidaram então a dupla de designer brasileiros Angela Rafael e Detanico Lain para que desenvolvessem um alfabeto exclusivo, que difere das formas de comunicação da língua que usamos. Eles então adaptaram as barras utilizadas nos índices pluviométricos, formando o alfabeto com as barras equivalente numérico do índice. Esse alfabeto foi colocado na roupa, formando o nome do projeto.

Explicação sobre as peças e seus componentes
     Vale a visita ao site do projeto, para assistir o vídeo conceito e explorar todas as partes da roupa, especialmente a pequena apresentação que eles fizeram da construção do projeto, onde podemos ver a complexidade da ideia.

0 comentários:

Postar um comentário