23 de março de 2013

Cada janela, com sua história


O Edifício Prestes Maia 911, é um prédio de 22 andares situado em São Paulo, considerado a maior ocupação ilegal do Brasil. Tal prédio abandonado já foi moradia de cerca de 1.630 pessoas, incluindo 468 famílias e 315 crianças.
Mas foi com o movimento Sem-Teto que levou milhares de pessoas desabrigadas para o prédio vazio. Foi aí que o fotógrafo Julio Bittencourt fez uma série de imagens neste edifício  fotografando os novos ocupantes e moradores em suas janelas, e mostrando o olhar destes para a cidade e para as suas próprias vidas e histórias. Deixando claro a convivência humana  com a decadência e o abandono social.
Este projeto virou também um livro, com o nome de " Numa janela do Edifício Prestes Maia 911", sendo seu maior objetivo mostrar a importância da comunicação através das janelas, as dignas histórias de quem sobrevive por de trás delas e a decadência de um sistema sem  integração social desta sociedade tão desigual. Não podemos deixar de pensar que por de trás de cada "janelinha" deste edifício há sonhos, dignidade, luta e esperança por ago melhor, mas enquanto esperamos,  vale a pena ver as fotografias e imaginar que histórias existem por de atras de cada uma destas pessoas e suas janelas.











0 comentários:

Postar um comentário