8 de março de 2010

Por qual lente você observa?



Giampaolo Proni afirma que “todo o fenômeno que a sociedade humana descreve e organiza produz sentido, está no centro de uma rede de relações que o conectam com os outros conhecimentos humanos” (2008, p. 167). A cultura funciona como uma bússola, propõe Warnier (2003). Essa bússola, porém, não é encontra-se estática, cristalizada. Sofre transformações e influências, muda seus direcionamentos, altera seus rumos. E é por meio da análise das mudanças na cultura, notadas através da observação dos modos de vida e conjuntos de valores que se pode mapear, e monitorar de comportamento e inovações tomando força e impacto na sociedade.
Por conseguinte, parece-me mais interessante a utilização da pesquisa qualitativa através da análise de como as pessoas se expressam, comportam, convivem e comunicam seus modos de vida. E de que maneira esses modos de vidas e conjuntos de valores são veiculados pela mídia de massa e circulam pela sociedade. "Para enfrentar o desafio global é necessário combinar a comunicação com a compreensão das diferentes tradições culturais, uma vez que a cultura representa uma lente através da qual conseguimos perceber e interpretar o mundo" (MORETTI, 2008, p. 200).


- MORETTI, Mirella (2008). Comunicar e compreender para um desafio global. In: SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. pp. 199 – 207.
- WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. 2ª Ed. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
- PRONI, Giampaolo. A semiótica e a moda. In: SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. p.157- 167.

0 comentários:

Postar um comentário