31 de março de 2010

Diga não ao rosa!



Revoltadas com a forte segregação de gêneros imposta pela indústria de brinquedos infantis, duas jovens mães britânicas criaram a campanha Pinkstinks, cujo objetivo é alertar as mães do mundo sobre os perigos de criar sua filha dentro “da cultura pink”. Segundo as fundadoras, Abi e Emma Moore, é necessário tratar a menina primeiramente como criança para depois desenvolver sua feminilidade.




Ao entrar em contato com os brinquedos ditos “só para meninas”, a criança acaba desenvolvendo um tipo de comportamento baseado somente importância da aparência, sendo induzidas a se tornarem “seres do parecer”. Para as seguidoras da campanha, o mal não está apenas em vestir as meninas de rosa ou em presenteá-las com bonecas, mas sim na futilidade que pode estar impressa por trás disso.

5 comentários:

  1. ainda tõ pensando se concordo com isso (rs)!!! continuo querendo tudo rosa ;D

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui muito do rosa, mas acho que se a criança for bem educada nao importa o que tiver por fora.. O que não é legal é ficar impondo o que ela deve ou não vestir. A infância é a fase mais livre da vida, sem preconceitos, convensões, nem certezas impostas socialmente, e isso é lindo! Dar atenção exagerada à aparência das crianças é limitar a criatividade que flui tão facilmente nessa idade.

    ResponderExcluir
  3. Eu admito que nao gosto muito desta imposição do rosa para as meninas...mas isso é so uma questao de gosto pessoal!
    A criança deve estar livre para escolher a cor ou a peça que quiser, para sentir-se confortável e como disse a bru no outro comentário ali encima, deixar a criatividade fluir!

    ResponderExcluir
  4. Que a criança fique livre pra essa escolha é claro que estã certo mas, crianças, principalmente até os 7 anos, seguem modelos, e a maioria que são criados para as meninas são Cor-de-Rosa. Então, até que ponto ela realmente tem esse poder de decisão?

    ResponderExcluir
  5. Eu tive trauma de rosa por alguns anos da minha vida! Oo Por causa da overdose na infancia. haha

    ResponderExcluir