31 de março de 2010

Diga não ao rosa!



Revoltadas com a forte segregação de gêneros imposta pela indústria de brinquedos infantis, duas jovens mães britânicas criaram a campanha Pinkstinks, cujo objetivo é alertar as mães do mundo sobre os perigos de criar sua filha dentro “da cultura pink”. Segundo as fundadoras, Abi e Emma Moore, é necessário tratar a menina primeiramente como criança para depois desenvolver sua feminilidade.




Ao entrar em contato com os brinquedos ditos “só para meninas”, a criança acaba desenvolvendo um tipo de comportamento baseado somente importância da aparência, sendo induzidas a se tornarem “seres do parecer”. Para as seguidoras da campanha, o mal não está apenas em vestir as meninas de rosa ou em presenteá-las com bonecas, mas sim na futilidade que pode estar impressa por trás disso.

Casamento virtual


No Japão um universitário se casou com o amor da sua vida: uma personagem de videogame. Essa idéia surgiu devido a maneira como ele e seus amigos se relacionam com os personagens de Love Plus, já que na cultura dos Otakos (japoneses obsecados por games e computadores) são chamadas de minha "mulher".
A cerimônia teve a participação de quarenta convidados e foi transmitida ao vivo pela internet. Sal 9000, nickname do noivo, sabe que muitas pessoas não entendem seu estilo de vida, mas espera que um dia todos sejam livres para amar alguém real ou virtual.


30 de março de 2010

Compartilhando segredos e informações

Até alguns anos atrás as pessoas compartilhavam seus segredos em diários ou apenas com pessoas próximas. Hoje, cada vez mais há a quebra com os padrões do que era considerado como privacidade, expõe-se por vontade própria (como pessoas reais, utilizando codinomes ou anonimamente), o anseio delas é compartilhar. Twittam o que pensam, o que preferem, o que querem fazer, o que estão fazendo. Compartilham fatos, como por exemplo: formsping.me que propõe "faça perguntas, dê respostas e aprenda mais sobre seus amigos".
Alguns exemplos interessantes abaixo:

O site PostSecret funciona como uma comunidade onde as pessoas enviam anonimamente seus segredos no verso de um cartão postal, alguns segredos são engraçados, outros tocantes e alguns até pode-se ficar em dúvida se são realmente verdadeiros.



Já no Cards of Change a proposta é que: "Há muito mais talentos nas ruas do que antes. É um lugar onde o copo está sempre meio cheio. Um destino para todas as más notícias, dando lugar a histórias individuais de sucesso. Nossa missão é coletar muitos cartões de negócios e histórias de mudanças positivas de pessoas que foram recetemente despedidas, ou largaram seu emprego. E conectá-los com novas oportunidades de potenciais empregadores, parceiros de negócios e a pessoas que fazem o esforço de olhar o lado positivo da vida".
Na prática fotografa-se e modifica-se o antigo cartão de trabalho, exaltando as novas possibilidades, reclamando do antigo trabalho ou com humor.


29 de março de 2010

Diário de uma Crise


Hoje às 21 horas o canal GNT reapresenta o documentário "Diário de uma crise" da cineasta Sandra Kogut. A brasileira relata a vida e, principalmente, as mudanças na vida de 5 americanos da cidade de Nova Iorque devido aos difíceis tempos na economia americana.


Em entrevista dada ontem aos apresentadores do programa Manhattan Connection, a cineasta fala que um dos motivos de inspiração para o documentário foi o fato de ela mesma ter recém-chegado à Nova Iorque logo antes da crise estourar. Ela ainda diz que o fato dela ser estrangeira certamente contribui para o relacionamento com as pessoas cujas experiências foram relatadas. “De uma certa maneira, eles passaram a ser estrangeiros na própria casa. Isso me aproximou muito deles” diz Sandra em entrevista ao site do GNT.

O olhar estrangeiro certamente funcionou como energia inspiradora e criativa pra Sandra, que através do excelente documentário nos serve como lente de um espectro, através do qual podemos observar de conhecer realidades de pessoas num momento tão especial na vida delas, em que devido à situação mostraram uma personalidade mais sensível e aberta da sociedade americana.

27 de março de 2010

Viciados em gadgets? Essas roupas vão dar uma mãozinha...

Os designers Katsunari and Ami Igarashi criaram a camisa que já tem um detalhe em microfibra que serve de limpador de gadgets tais como celular, computadores de bolso e ipods. Afinal, quem nunca usou a barra da camisa para limpar seus aparelhinhos portáteis?
Nesta mesma onda da praticidade surgiram luvas touchscreen-friendly e calças com todos os tipos de bolsos para organizar seus brinquedinhos.

26 de março de 2010

CARRO design











Carro é um novo brand argentino. Essa empresa fabrica acessórios a partir da desconstrução de roupas de alfaiataria e vem obtendo destaque com seus detalhes e acabamentos à mão. Cada peça é única e bem trabalhada.

25 de março de 2010

Cicatrizes


O site it's my scar criou uma alternativa interessante para transformar marcas da sua história, em uma linda jóia.



O objetivo é ajudar o cliente a absorver sua própria história e aceitá-la positivamente, transformando as cicatrizes na pele do cliente em peças como pulseiras, colares, pingentes, etc.



O site cita as cicatrizes como sinais que afirmam nossas experiências únicas e pessoais. Desta maneira, adaptar uma marca, que a princípio seria feia, para um objeto considerado belo, ajuda o cliente a aceitar sua história, e ter orgulho dela, sendo ela bonita ou não.



Além de mostrar alguns exemplos de jóias confeccionadas a partir desta idéia, o site ainda mostra depoimentos de clientes de como adquiriram aquela cicatriz, o que aprenderam com ela e porque querem mostrá-la.

Be Stupid







Be Stupid: Essa é a nova campanha da Diesel. Para 2010 a marca aposta na filosofia dos "espertos X estúpidos". O conceito é baseado na ideia de que os "estúpidos" tem vantagens sobre os "espertos". Por vários motivos: estúpidos não tem medo de errar, eles arriscam mais, são mais criativos. Espertos são pragmáticos, autoritários, tem uma ideia boa ao contrário das várias possibilidades inventivas dos estúpidos. Espertos pensam antes de agir e por isso não tem história pra contar, para se divertir e para divertir os outros também. Essa filosofia de arriscar sem medo e não se arrepender depois tem tudo a ver com o momento contemporâneo onde a liberdade de escolhas é o que impera. O paralelo subjetivo que se faz da filosofia com a publicidade da diesel é : compre nossas roupas e não se arrependa, seja estúpido! Já que estúpido é o pensamento atual, tanto no lifestyle das pessoas quanto no imaginário midiático, então seja estúpido. O esperto a princípio pensa antes de comprar, avalia as suas possibilidades financeiras, por isso tanta deterioração da marca a respeito desse modo de ser. O estúpido não, ele compra pela experiência, pelo gosto em comprar, não se importando se estourar o limite do cartão depois. Bom, como sempre a campanha da Diesel está com ótima publicidade e os cartazes, assim como os vídeos são divertidos e realmente estimulam as pessoas a serem "estúpidas". A quem desejar fazer mais reflexões sobre o assunto, assista o vídeo aqui

24 de março de 2010

Em busca de um marido

No Japão é inaugurada uma escola que ensina mulheres solteiras a encontrar um marido. O vídeo http://video.br.msn.com/watch/video/a-procura-de-um-marido/aonpd7ca demonstra que elas aprendem várias coisas como: cozinhar, se vestir apropriadamente, e até fazer uma saudação para impressionar os futuros sogros. Além disso, passam por simulações de encontros, onde são avaliados cada movimento, expressão e diálogo.




Nunca houve tantas japonesas solteiras, entre 20 e 30 anos, como agora. Segundo a diretora da escola isso pode estar acontecendo porque elas tem muitas opções e não conseguem se decidir, já os especialistas apontam a recessão econômica como fator para as mulheres procurarem a estabilidade proporcionada pelo casamento.

Gregor Calendar


Um calendário/cachecol é destaque entre os trabalhos do designer Patrick Fey. Conforme os dias vão passando, o calendário que é feito de tricô é desfeito a partir de um fio que é puxado pelo usuário. Assim, quando o ano acaba, o calendário se desfaz, mas vale a pena a diversão.

+ vídeo

Máscaras para viagem

A empresa Sruli Recht, traz com o conceito "para dormir e respirar" seu novo produto: Masked.

Indicadas para viagens, são feitas de pergaminho cortado a laser e um sistema com cartuchos de filtros de ar N95 que podem ser trocados. São 4 máscaras, cada uma possui um recorte diferente, seja com uma grade respiradora ou com proteção ocular impedindo a pressão sobre os olhos. Interessante observar o formato futurista das máscaras.


22 de março de 2010

Testosterona na culinária



Uma padaria da cidade de Nova Iorque resolveu inovar, assustados com o declínio de vendas dos tradicionais cupcakes. A ideia envolve uma nova estratégia que parece ser a receita do sucesso: bolinhos para homens. Um caminho distante dos tradicionais bolinhos com coberturas rosas e enfeites fofos. O slogan avisa: “esses não são bolinhos da sua avó”.


O site conta que o David Arrick sentiu que era tempo de combinar uma estética masculina com um produto tradicionalmente ‘bonitinho – os cupcakes. A ideia de David é inovadora: trazer um produto completamente único e sem precedentes. Um produto especialmente desenvolvido para “os caras”. Coisa de macho!

20 de março de 2010

Pebolim moderno



Nos anos 90 o pebolim ganhou notabilidade quando no seriado Friends os personagens Chandler e Joey disputavam enlouquecidamente pertidas na mesa posicionada na entrada do apartamento novaiorquino.
Este novo produto pode marcar o revival deste jogo e atrair milhares de novos jogadores ou viciar ainda mais os já adeptos ao futebol de mesa.
'11' é a nova mesa projetada por GRO design e desenvolvida por TIM model makers. A idéia por trás do design foi refletir os estádios modernos de fotebol que possuem uma arquitetura incrível e representam o espírito e a paixão pelo jogo. Se os estádiso são tão espetaculares, por que não as mesas de pebolim?

19 de março de 2010

O design do invisível






Ultimamente têm-se visto uma nova referência no design, especialmente no de produto. É a questão da invisibilidade. Cadeiras, como a de Tokujin Yoshioka e a ampulheta de Marc Newson exemplificam esse conceito. A impressão que se tem é a de entrar em um mundo surreal. Talvez em um mundo no qual a forma do objeto passa despercebida, no qual a sinestesia prevalece e a ordem imperante é a dos sentidos. O importante é o que se sente perante a obra ou objeto, não o que se vê. E com isso também a questão do tempo é avaliada, pois objetos invisíveis significam que são atemporais. Novas referências significam novas formas, porém quando as referências se esgotam, ou estão saturadas o que sobra é a invisibilidade, mesmo que fantasiosa.

18 de março de 2010

Deixando marcas


O designer Jungyun Yoon criou uma aliança um tanto curiosa. O anel possui na sua parte interna uma frase, ou nome, escrito em alto relevo. Quando o adorno é retirado do dedo, ele deixa a mensagem escrita na pele de seu usuário.

Alguns exemplos de recados escritos são: "Marry Me" ou "Always".

O designer foi inspirado pela música de um cantor Coreano que fala sobre a diferença no tom de pele que estava coberto pela aliança, ao terminar o relacionamento e assim retirá-la do dedo.
Interessante e criativo.

17 de março de 2010

Pra que marido?

O mais novo serviço de delivery funciona como um disque-marido, no qual o marido de aluguel ajuda solucionar os problemas domésticos, tanto de homens como mulheres, solteiros ou não. O serviço é prestado pela empresa paulista "Pra que marido?", beneficiando aqueles que não tem tempo para fazer, ou simplesmente não tem quem faça: manutenções, reparos e instalações em suas residências.



Os campeões de ligação são os solteiros, sendo que as mulheres são maioria absoluta entre os clientes, buscando talvez, uma forma de independência. Contudo, para os homens casados pode ser frustrante ver um estranho assumindo seu posto, outros porém, querem ser poupados dos serviços domésticos, preferindo que a esposa contrate alguém.

Fonte:http://msn.minhavida.com.br/conteudo/10475-Marido-de-aluguel-da-fim-aos-problemas-domesticos.htm

16 de março de 2010

Bonecos como pessoas


Um presente original, ou para quem sempre sonhou em ser um "boneco de ação". O site http://www.iamastuffedanimal.com/, algo como eu sou um bicho de pelúcia. Você envia sua foto, os designers criam seu boneco e em algumas semanas chega em sua casa um boneco com sua aparência.



Cerâmicas bizarras










Laura Zindel é uma artista que vem inovando nos motivos, digamos, diferentes de suas cerâmicas. Com formas inspiradas em animais, plantas e insetos, agrega um toque vitoriano às peças de jantar e louças finas. Sua precisão nos detalhes e acabamentos é o que garante seu sucesso, além claro, da criatividade empregada nas pinturas.




Mais informações aqui

15 de março de 2010

Pesquisa: a mágica do mercado


A revista americana Times juntamente com a CNN publicou um artigo intitulado "Eight big ideas for small businesses" (oito grandes ideias para pequenos negócios). A coluna inicia com a frase que diz que é preciso um pouco de mágica para se manter o momento. O artigo apresenta segredos para o crescimento de empresas e negócios nos Estados Unidos.

Depois de tempos difíceis, a nova fábula busca demonstrar o tempo econômico desafior que enfrenta-se. Empreendedores precisam desenvolver estratégias inventivas e criativas que ajudem suas empresas a permanecerem competitivas e, é claro, lucrativas. Andrew Sherman afirma que agora é o tempo em que os empresários têm que reiventar todas as suas estratégias, desde como ele financiam seus empreendimentos até como eles divulgam e vendem seus produtos e serviços no mercado.

Uma das ideias recorrem ao uso de mídias e networks sociais para a implantação e o posicionamento das marcas. A ideia que me pareceu mais interessante, obviamente, indica aos administradores que invistam em pesquisa de mercado. Shiv Krishnan avisa que não se pode deixar ficar intimidado pela situação. Tudo o que se precisa é uma boa análise do campo em que se andentrará.

Será a pesquisa de tendências a responsável pelos truques de mágica das empresas que permanecem no mercado? Afinal de contas, um diagnóstico bem-feito parece dar segurança aos empreendedores em tempos tão desafiadores.


Confira todas as 8 dicas na íntegra em:

13 de março de 2010

Patch de Titânio: alívio para as dores.



Metais sempre foram vilões: desde o mercúrio no mar, até tratamentos de desintoxicação de metais no sangue das pessoas.
Na indústria do bem estar e da promoção da saúde, no entanto, alguns metais são usados para rejuvenecer e curar. Enquanto a "cura com pedras preciosas" pode estar "saindo de moda", a "cura com metais" é a tendência que está se espalhando por alguns países e de diferentes formas.
Dentro dos metais mais populares neste momento está o Titânio.
Atletas nas olimpíadas de Beijim usaram de diversas maneiras: colares, pulseiras e adesivos.
A empresa Phiten que comercializa os produtos, se apoia em explicações não científicas para dizer que os produtos aumentam a circulação, melhoram o tempo de recuperação de lesões, diminuem a dor e facilitam o foco mental.

12 de março de 2010

Iluminação reciclada



Gulp é uma das mais novas criações do designer Tim Fishlock. Ele criou um lustre feito a partir de 3000 canudos transparentes! A peça custa 1250 euros e são edições limitadas com 50 exemplares. Tudo isso porque demora em torno de uma semana para a obra ficar pronta. Tim também brinca, diz que se a pessoa tiver habilidade de sucção pode colocar bebida em um canudinho e ir passando de um para outro.
Mais informações aqui

11 de março de 2010

Tricoteiros da Madrugada


Uma manifestação artística tem chamado atenção na cidade de West Cape May, no estado de Nova Jersey (EUA). No silêncio da madrugada, uma pessoa, ou um grupo de pessoas, enfeita com tricô objetos inusitados, tais como uma placa de pare, ou mesmo uma árvore.

A polícia local está a semanas tentando encontrar os reaponsáveis pela arte, já que em Nova Jersey, esse tipo de instalação artística é ilegal porque usa a propriedade pública.

Porém, os próprios moradores e até mesmo o prefeito da cidade já se acostumaram com a idéia de ter a cidade decorada com o trabalho manual.

Os "tricoteiros da madrugada", como foram apelidados, já tem site, uma comunidade no Facebook e até uma página no My Space.

10 de março de 2010

"5 Brand": o espírito do consumidor em marcas

Escolha um segmento, uma marca, um produto, serviço, um esporte ou uma música. Não importa, o que interessa no projeto beta "5 brand" é o "espírito da marca". Você cadastra-se no site (https://www.5brand.net/) e escolhe cinco que representem você. A proposta do site é mostrar como é possível conhecer uma pessoa, não é necessário ter ou usar as marcar, apenas pelas marcas com as quais ela identifica-se. Pode-se acompanhar as dez marcas mais mencionadas (Apple, Google, Coca-Cola, ...). Quais as marcas favoritas dos brasileiros, cuja participação possui um número bem representativo. E outros fatos interessantes para analisar o comportamento de consumo e desejo da população.

As dez mais, para os brasileiros.



Bruce Philip, diretor executivo fala sobre a relação das pessoas com as marcas no blog (http://www.5brand.net/blog/):

"Se as pessoas desejam confessar isso ou não, as marcas são uma língua na qual todos somos incrivelmente fluentes. Assumindo que estas são familiares para nós, eu penso que seja raro que algum consumidor ao olhar as respostas de outro entrevistado não sinta como se já o conhecesse melhor." E complemementa:

"Comerciantes podem dar à uma marca seu significado funcional, podem tentar nos encantar e permitir que os consumidores agreguem mais significados à elas. Porém, no final, o significado social de cada marca está nas mãos de "nós, as pessoas".

8 de março de 2010

Por qual lente você observa?



Giampaolo Proni afirma que “todo o fenômeno que a sociedade humana descreve e organiza produz sentido, está no centro de uma rede de relações que o conectam com os outros conhecimentos humanos” (2008, p. 167). A cultura funciona como uma bússola, propõe Warnier (2003). Essa bússola, porém, não é encontra-se estática, cristalizada. Sofre transformações e influências, muda seus direcionamentos, altera seus rumos. E é por meio da análise das mudanças na cultura, notadas através da observação dos modos de vida e conjuntos de valores que se pode mapear, e monitorar de comportamento e inovações tomando força e impacto na sociedade.
Por conseguinte, parece-me mais interessante a utilização da pesquisa qualitativa através da análise de como as pessoas se expressam, comportam, convivem e comunicam seus modos de vida. E de que maneira esses modos de vidas e conjuntos de valores são veiculados pela mídia de massa e circulam pela sociedade. "Para enfrentar o desafio global é necessário combinar a comunicação com a compreensão das diferentes tradições culturais, uma vez que a cultura representa uma lente através da qual conseguimos perceber e interpretar o mundo" (MORETTI, 2008, p. 200).


- MORETTI, Mirella (2008). Comunicar e compreender para um desafio global. In: SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. pp. 199 – 207.
- WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. 2ª Ed. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
- PRONI, Giampaolo. A semiótica e a moda. In: SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a Moda: corpos, vestuários, estratégias. p.157- 167.